Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023, quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.
Com o objetivo de alargar competências dos alunos nas áreas do ambiente, da saúde e das ciências naturais, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO) e Escola Primária Completa da Ponta do Ouro assinaram, na passada semana, um protocolo de implementação de um programa educativo de partilha de saberes e experiências, o qual contempla, entre outras atividades, visitas de estudo, observação de ecossistemas naturais e eventos culturais, desportivos, científicos e de voluntariado.
Os irmãos Queiroz, Ana na escrita e Paulo na ilustração, estrearam-se no mundo da publicação literária. A cumplicidade artística, que transcende os laços sanguíneos, fez brotar o conto “Tangerina” em livro lançado ontem à noite no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, perante figuras ligadas às artes e letras, professores, amigos e familiares da escritora. A obra é chancelada pela EPM-CELP que, assim, perfaz o 26.º título inscrito na série infantojuvenil do seu catálogo.
A Masterclass de Orquestra e Coro da EPM-CELP, que decorre desde 22 de junho, vai encerrar a sua 16.ª edição com a realização dos concertos finais dos professores e dos alunos e professores no Montebelo Indy, em Maputo, respetivamente na sexta-feira (dia 28) e domingo (30).
A EPM-CELP saúda o povo moçambicano e seus legítimos representantes pela passagem do 44.º aniversário da Independência de Moçambique, assinalado hoje, fazendo votos para que o país prossiga no caminho da paz e do progresso. Em consequência, a nossa Escola estará encerrada em alinhamento com os procedimentos protocolares adotados em Moçambique.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) ofereceu, no passado dia 20 de junho, cerca de 70 livros das suas coleções à minibiblioteca do Jardim das Crianças da Ponta do Ouro, que se dedica ao incentivo da leitura entre petizes e adolescentes. As obras, de teatro, conto, poesia e histórias que unem o imaginário e o criativo, versam, predominantemente, sobre histórias de Moçambique.
Cores, sons, dança, música e teatro coloriram a manhã da última sexta-feira com aventuras temáticas dedicadas à multiculturalidade. Tanto no Auditório Carlos Paredes como no pavilhão gimnodesportivo da EPM-CELP, alunos finalistas do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico viveram a festa artística que marcou o final de ano letivo 2018/2019 e de uma etapa escolar.
Seis alunos da Escola Francesa de Maputo (Lycée Gustave Eiffel) subiram ao palco do Auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, no passado dia 12 de junho, para encenar problemas que afligem os jovens atuais. A peça teatral - “Moustique” ou Mosquito em português, figurou o diálogo entre várias gerações e a partilha de conhecimentos, culturas e línguas.
A propósito do lançamento do livro “Tangerina”, com texto de Ana Queiroz e ilustrações de Paulo Queiroz, agendado para o próximo dia 26 de junho, às 18 horas, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o Núcleo de Apoio, Relações Públicas e Publicações da EPM-CELP emitiu a seguinte Nota de Imprensa, com todos os detalhes do evento: Ana Queiroz lança o livro “Tangerina” (clicar na ligação anterior ou na imagem).
Nas suas últimas apresentações do ano letivo 2018/2019, alunos do segundo ciclo do ensino básico do grupo estudantil “Maningue Teatro” da EPM-CELP realizaram, na manhã de hoje no Auditório Carlos Paredes, abordagens sobre o abandono, a tolerância, o amor e a cumplicidade a partir das peças "Hansel e Grettel" e "Romeu e Julieta", adaptadas do livro dos irmãos Grimm e da tragédia do poeta, dramaturgo e ator inglês, William Shakespeare, respetivamente. As obras foram adaptadas pelo professor de teatro Rogério Manjate e apresentadas pelos petizes dos “5.ºD”, “6.ºC” e “6.ºE”.