A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foi selecionada, pelo círculo Fora da Europa, para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em Lisboa, agendada para 6 e 7 de maio próximo, onde será representada pelos alunos-deputados Larissa Gil (8.ºA) e Luca Ambrosi (8.ºE), eleitos na Sessão Escolar realizada no passado dia 31 de janeiro.
O projeto "Suplemento de Oringa - Packs nutritivos no Programa de Educação da Rapariga no Parque Nacional da Gorongosa”, dos já ex-alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Olívia Rocha, Keval Ramniclal e Aaminah Rassid, ganhou o Prémio Especial do quinto escalão da 15.ª Mostra de Ciência do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” 2017/2018, atribuído no passado mês de janeiro. A distinção valeu três mil euros.
Inclusão, comunicação, pensamento crítico, individualização, autonomia, colaboração, inovação e criatividade são, entre outros, conceitos inspiradores de práticas de aprendizagens em contexto de sala de aula que colocam aluno e professor na rota da descoberta de saberes e competências. Estiveram presentes na ação de formação “Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade de construção de uma Escola mais inclusiva”, realizada entre 5 e 9 de fevereiro, juntando dirigentes, professores e encarregados de educação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), dinamizada pela professora e investigadora portuguesa Ariana Cosme, da Universidade do Porto (UP), de Portugal, que partilhou problemas e soluções do mundo contemporâneo da educação.
A Sessão Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) elegeu, no passado dia 31 de janeiro, os jovens “deputados” Larissa Gil (8.ºA) e Luca Ambrosi (8.ºE), a par da suplente Bruna Prista (8.ºB) para representarem a nossa Escola no Parlamento dos Jovens em Portugal que, neste ano letivo 2018/2019, versa o tema “Salvar os Oceanos”. No encontro, que juntou 31 deputados das cinco listas votadas e convidados, aprovou-se igualmente o Projeto de Recomendação da EPM-CELP, contendo três medidas, na sequência do debate e negociação de ideias apresentadas a escrutínio.
“Amigos do Projeto Mabuko Ya Hina” é uma opção de voluntariado disponível a professores e encarregados de educação da EPM-CELP lançada pelo projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), que promove a leitura e a escrita junto de escolas do sistema de ensino moçambicano em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.
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