A cerimónia de entrega dos prémios às escolas do projeto “Mabuko Ya Hina” que venceram a sexta edição do Festival Escolas Com Livros 2017, subordinado ao tema Água, realizou-se no passado dia 8 de maio, na biblioteca do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique (MINEDH). Foram distinguidas a EPC Maxaquene C, a EPC/ES do Triunfo e a EPC Imaculada que, por esta ordem, obtiveram os três primeiros lugares.
A Escola Primária Completa da Maguiguana inaugurou, no passado dia 3 de maio, a sua biblioteca que passa a integrar a rede do projecto “Mabuko Ya Hina”, liderado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). O novo recurso é fruto de uma parceria de esforços na qual participaram a nossa Escola, a Helpo Moçambique e a empresa Primavera.
Foi no passado dia 11 do presente mês que a turma do “11.° C” do ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) abriu as portas da imaginação das crianças (com idades entre os nove e os 14 anos) da Escola do Triunfo através de brincadeiras na biblioteca, com barro e muita gargalhada.
As aulas de português na Escolinha Solidária do Bairro dos Pescadores, localizada na Costa do Sol, à saída de Maputo, começaram há um mês. Cerca de 120 crianças frequentam, desde o dia 06 de março deste ano, às terças e quintas-feiras, aulas de Língua Portuguesa, lideradas por professoras voluntárias.
No último dia de trabalho com os facilitadores de leitura, no âmbito da formação dinamizada pelas docentes da EPM-CELP no Centro de Educação Comunitária (CEC) do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), Ana Albasini, Ana Besteiro e Isabel Mota concluíram hoje mais uma intervenção acordada entre a nossa Escola e as autoridades daquela reserva natural de Moçambique. Está fechado, assim, o primeiro módulo de formação.
Hoje, no quarto dia do seu programa de trabalho, a equipa de docentes da EPM-CELP reuniu-se, no Centro de Educação Comunitária do Parque Nacional da Gorongosa, com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano do PNG, Cláudia Sucá, e a equipa do Programa ERA (Programa de Educação para a Rapariga).
A equipa de docentes da EPM-CELP permanece na Gorongosa em trabalho de formação e na quarta-feira (18 de abril) cumpriu o seu terceiro dia de trabalho junto dos facilitadores de leitura e das jovens raparigas integrados no Programa Educação para a Rapariga (ERA) desenvolvido pelo Parque Nacional da Gorongosa.
Hoje foi dia de trabalho de campo no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) para a equipa de docentes da EPM-CELP. Enquanto Ana Albasini ficou no Centro de Educação Comunitária, a capacitar 50 facilitadores de leitura na área da leitura e escrita em língua portuguesa, Ana Besteiro e Isabel Mota foram ver o trabalho dos facilitadores de leitura do primeiro grupo que recebeu formação em dezembro de 2017.
Dois meses após a última intervenção, a equipa de docentes da EPM-CELP iniciou hoje mais uma etapa de formação de facilitadores de leitura no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) no âmbito do Programa Educação para a Rapariga (ERA). A estadia das professoras Ana Albasini, Ana Besteiro e Isabel Mota, que iniciaram o primeiro módulo de formação em dezembro de 2017, prolongar-se-á até final da corrente semana.
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