
"Uma cidade com livros" é o nome da festa que, no Jardim do Tunduro, de amanhã até sexta-feira (6 a 9 de novembro entre as 9 e as 11 horas), marca o encerramento das atividades da biblioteca escolar da Escola Primária Completa da Polana Caniço "A" e do projeto Mabuko Yahina (Os nossos livros) do ano letivo 2012. Organizado em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, o evento está integrado nas comemorações do 125.º aniversário da cidade de Maputo.

No próximo sábado (3 de novembro) terá lugar na Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP), às 12 e 30, a sessão de encerramento da 3.ª Oficina de Formação de Formadores dos institutos de formação de professores (IFP) de Chibututíne, Matola, Munhuana e Namaacha, que foi dedicada ao tema "Abordagem Transversal da Educação Sexual e Reprodutiva e HIV /SIDA".

A vice-ministra da Educação de Moçambique, Leda Florinda Hugo, e o cônsul de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, inauguraram a biblioteca escolar da Escola Primária Completa 12 de Outubro, na passada sexta-feira. A operacionalização do novo recurso educativo da escola moçambicana foi coordenada pela Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), no âmbito do Protocolo de Cooperação, assinado em 3 de março de 2010, entre os governos de Portugal e de Moçambique, o Ministério da Educação de Moçambique e a EPM-CELP, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.


A coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) do Ministério da Educação de Portugal, Teresa Calçada, procedeu, na passada sexta-feira (15 de Abril), à abertura oficial da biblioteca escolar da Escola Primária Completa da Polana-Caniço “A”, na sequência da intervenção directa no terreno da EPM-CELP. Ainda hoje, Teresa Calçada participará também na inauguração de equipamento escolar idêntico na Escola Profissional São Francisco de Assis, em Mumeno, Marracuene, na companhia da vice-ministra da Educação de Moçambique, Leda Hugo.


Este projecto de "malas de leitura" será acompanhado de formação de professores das escolas abrangidas, em actividades lúdico-didácticas em torno da leitura, da ilustração e da dramatização de histórias.