Dotar membros do Departamento de Educação Especial do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) de Moçambique, técnicos do Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências, professores e diretores de escolas do sistema de ensino moçambicano e avaliadores ministeriais de ferramentas para intervenção no terreno foi o principal objetivo do Programa de Capacitação de Técnicos de Órgão Central – “Políticas e Estratégias de Educação Especial/Educação Inclusiva”, desenvolvido entre 1 e 6 de setembro na Escola Primária Especial Completa n.º 2 de Maputo.
Docentes da EPM-CELP dinamizaram no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) iniciativas de estímulo à leitura e de educação ambiental em favor da população juvenil local. Entre 21 e 26 de junho, Ana Albasini, Isabel Mota e Ana Besteiro deram corpo ao projeto «Mabuko Ya Hina» que, no terreno, apresentou ao PNG o Modelo de Avaliação de Competências de Leitura e animou oficinas de educação ambiental, iniciativas que pretendem afetar o universo de 689 inscritas no Programa de Educação à Rapariga.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) entregou hoje mais de 150 livros de literatura infantil, juvenil, poesia e outros géneros à Escola Comunitária Nossa Senhora do Livramento e à Associação Juvenil Yinguissa (respetivamente 85 e 71 exemplares).
A EPM-CELP, através do projeto «Mabuko Ya Hina», comemorou o Dia da Criança Africana com a exibição do filme «Madagáscar 3» que atraiu ao Auditório Carlos Paredes, a 19 de junho, cerca de 100 crianças de escolas do sistema de ensino moçambicano.
Os alunos da turma E do nono ano do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) montaram um laboratório de física experimental na Escola Secundária Estrela Vermelha, com recurso a materiais recicláveis. No final da visita, realizada a 5 de junho, depois de demonstrarem e explicarem o funcionamento de cada uma das “engenhocas”, doaram a exposição àquela escola moçambicana.
A inauguração da biblioteca da Escola Comunitária Polana Caniço “B” teve lugar na última sexta-feira, 31 de março, na presença de representantes das entidades que reabilitaram o edifício escolar e apetrecharam com livros o novo espaço de leitura daquele estabelecimento de ensino, como sejam a empresa LUCIOS e a EPM-CELP, respetivamente, para além de dirigentes das autoridades locais e diplomáticas.
Foi esta manhã inaugurada a biblioteca da Escola Primária Completa (EPC) Unidade 25, em Maputo. A sessão protocolar incluiu, além dos discursos oficiais dos representantes das entidades envolvidas, a declamação de poemas por alunos da escola anfitriã e uma exibição de dança interpretada pelo grupo cultural da própria EPC Unidade 25 para saudar a comunidade educativa e os convidados.
Começou esta manhã, na Escola Secundária Francisco Manyanga, a quinta edição do Festival “Escolas com Livros”, evento que se vai prolongar até à próxima sexta-feira (28 de outubro) para marcar o encerramento das actividades das bibliotecas escolares e maletas de leitura desenvolvidas no âmbito do projeto “Mabuko Ya Hina” do ano letivo 2016 prestes a terminar. Participam no evento, sob coordenação conjunta do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), 30 escolas que assumiram a organização da festa da leitura e da animação cultural, integrada nas comemorações do Dia da Cidade de Maputo.
A Escola Primária Completa/Escola Secundária do Triunfo (EPC/ES Triunfo) inaugurou, na última sexta-feira (30 de Setembro), a sua biblioteca escolar em resultado do esforço voluntário de alunos da EPM-CELP, que auxiliaram a direção daquele estabelecimento de ensino a reabilitar uma sala para estudo e atividades lúdico-didáticas.
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