máscarasDepois dos exames, a escola, que com tanto carinho acompanhou os últimos anos dos alunos do 12º ano, fica cada vez mais distante. Está agora a aproximar-se uma outra fase da vida académica dos alunos que irá igualmente envolver boas memórias. Em jeito de despedida fica aqui o contributo dos alunos de Química na resolução de um problema local. Em colaboração com o Centro de Ciência Viva (CCVnE), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Reserva Especial de Maputo, o projeto de investigação “Seleção e armazenamento de vegetais - Xima enriquecida: um novo conceito alimentar" foi e irá continuar a ser implementado na zona tampão da reserva: escola primária de Madjadjane (Salamanga).

Ler mais...

relogioSabe qual a relação entre o relógio, a prova dos 9, a função MOD, os 3 dígitos de segurança do cartão de crédito e a linguagem da programação?
Os alunos presentes na Palestra “9 + 5 =2” sabem a resposta.

No âmbito do ciclo de Palestras promovida pelas Mãos na Ciência/CCVnE no dia 28 e 29 de junho, o professor Luís Bernardino apresentou a função MOD idealizada pela Professora Graça Marques, da Universidade do Algarve, com o objetivo de despertar os alunos para outras dimensões da ciência, assim como educar para a ciência.

Falar de matemática fora do contexto de sala de aula, num ambiente mais descontraído, e sobre conceitos que vão para além do currículo lecionado foi o desafio lançado aos alunos do 6º ano que mostraram interesse e curiosidade pelo tema.
brinquedos cientificosO grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas através dos professores do 3º ciclo (Helena Correia, Mafalda Brás, Nuno Ferreira, Pedro Malheiro e Pedro Santos) em colaboração com o grupo Mãos na Ciência coloca todos os anos um desafio aos alunos: construir um brinquedo científico.

O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover o trabalho de equipa, visto poder envolver, sempre que necessário, a ajuda de professores, encarregados de educação ou especialistas. O projeto promove ainda a interdisciplinaridade (Química, Física, Português, TIC e, por vezes, História). Este ano letivo os alunos dos 7º, 8º e 9º anos puderam: Imaginar livremente o seu brinquedo científico, Criar através da sua construção e Partilhar o seu trabalho através da apresentação à comunidade EPM-CELP.

Veja os vencedores deste ano nos vídeos a seguir.

brinquedosO projeto envolveu ainda a habitual exposição, desta vez no Pátio das Laranjeiras da nossa escola, onde muitos alunos experimentaram os brinquedos e ouviram a explicação dos professores Nuno Ferreira e Pedro Santos. Este ano, com a presença de 2 brinquedos científicos especiais dos alunos de Física do 12A3, Allana Miquidade (Carro solar) e Daniel Monteiro (Grua Telecomandada).
HEROISA EPM-CELP saúda o povo moçambicano e seus legítimos representantes pela passagem do 46.º aniversário da Independência de Moçambique, assinalado hoje.
IMG 0363A EPM-CELP honra-se de apresentar a exposição “Sardinhas à Portuguesa”, desta vez num espaço gastronómico de cozinha portuguesa em Maputo, o restaurante “Meia-Tigela”, que todos os anos assinala “Os Santos Populares” com uma bela sardinhada.

No âmbito da sua missão promotora da cultura portuguesa, a EPM-CELP mobilizou os seus alunos do 2.º ciclo para a participação no concurso "Sardinhas Festas de Lisboa de 2021”, através de trabalhos de expressão plástica, enriquecendo o conhecimento dos alunos sobre os hábitos e costumes das Festas Populares Portuguesas, celebradas em torno de uma boa sardinha, alimento que, durante séculos, foi “comida do povo”.

Ler mais...

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo