As equipas do desporto escolar da EPM-CELP entraram no segundo período do ano letivo 2019/2020 inspiradas pelo espírito de superação em campo, nas várias modalidades desportivas em que as nossas equipas estão envolvidas.
Nos jogos já realizados em janeiro e fevereiro, os “epmianos” estiveram sempre “dentro” dos jogos com alegria e competências desportivas no limite, consolidadas entre empates, derrotas e várias vitórias.
Três alunos da turma “B” do quarto ano do ensino básico e um encarregado de educação da EPM-CELP construíram uma caravela onde depositaram mensagens de membros da nossa comunidade escolar endereçadas a estudantes da Escola Portuguesa de Díli – Centro de Ensino e Língua Portuguesa Ruy Cinatti, em Timor-Leste. A atividade, enquadrada na disciplina de História, visa comemorar o quinto centenário da Viagem da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Em mais uma “miniconferência” do “Model United Nations” (MUN) – designada internamente por EPM-CELPMUN –, realizada no passado dia 12 de fevereiro, dezenas de alunos do ensino secundário da nossa Escola abordaram o tema “Para uma arquitetura sustentável da paz: prevenção/resolução de conflitos e construção/manutenção da paz” como meio para uma melhor compreensão dos atuais conflitos internacionais e contributo para a sua resolução.
No seu mais recente trabalho literário, o mergulhador e escritor Sérgio Veiga expõe, sob o nome de Francisco, a sua vida enquanto ser versátil, produzindo imagens consciencializadoras da valorização da natureza. O livro de contos, "As aventuras de Matoco", foi lançado ontem, no átrio central da EPM-CELP, perante uma plateia composta por dirigentes, professores e funcionários da nossa Escola, bem como do ilustrador Luís Ofício Cumbane, familiares e amigos.
A EPM-CELP apurou os vencedores da fase interna da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura de Portugal, cujas provas decorreram no passado dia 27 de janeiro na Biblioteca Escolar José Craveirinha. Yasmin Lam (6.ºB), Tomaz Dias (6.ºC), Jade Cabrita (7.ºE), Bruna Prista (9.ºB) e Patrícia Guerra (10.ºA1) da nossa Escola e Celefania Salamande da Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, participante por via do projeto “Mabuko Ya Hina”, destacaram-se na leitura e interpretação de obras literárias, ultrapassando dezenas de concorrentes rumo à competição de pré-seleção, agendada para 19 de maio próximo, a qual escolherá os dois alunos para a fase final nacional a realizar em Oeiras (Portugal), em junho próximo.