Os últimos dois fins-de-semana de fevereiro aferiram competências técnico-táticas e o espírito “fair-play” de várias equipas do Clube de Desporto Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). Em jogos multidisciplinares, realizados na nossa Escola e na Escola Internacional Americana de Moçambique (AISM) nos dias 22 e 29 de fevereiro último, os “epmianos” responderam com dignidade aos compromissos desportivos, assumindo vitórias e derrotas.
Onze professores da Escola Primária Completa da Ponta do Ouro beneficiam, desde 8 de fevereiro, de formação nas áreas de educação para a saúde e ambiente, bem como em ciências naturais. As sessões de capacitação, ministradas por docentes da nossa Escola, enquadram-se no âmbito da parceria entre a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO) e a Escola Primária Completa da Ponta do Ouro.
“O menino que odiava números”, livro do escritor moçambicano Celso Cossa e editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), marcou, na noite de ontem, uma viragem nas distinções literárias e na valorização da literatura infantojuvenil em Moçambique, ao vencer a nona edição do prémio BCI de Literatura 2019, suplantando dezenas de obras de escritores nacionais consagrados. O anúncio foi feito pelo presidente do júri, Jorge de Oliveira, em cerimónia realizada no Auditório do BCI, em Maputo.
Um total de 23 examinandos, entre eles um professor, da EPM-CELP receberam, na manhã de hoje, no Auditório Carlos Paredes, os respetivos Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), reconhecidos internacionalmente na candidatura a bolsas de estudos e atribuição de prémios, bem como na obtenção de vistos de estudos em Espanha, tendo validade indefinida. Os distinguidos fazem parte de um conjunto de 46 estudantes examinados, nos dias 24 e 25 de maio passado, dos quais 24 da nossa Escola e 22 da Escola Francesa de Maputo e de várias organizações localizadas na capital moçambicana.
Catorze grupos de alunos de três turmas (A, B e C) do sétimo ano do ensino básico da EPM-CELP mergulharam, na passada sexta-feira, em aventuras marinhas e terrestres de línguas, histórias, experimentações, aptidão física e de consciencialização ambiental na rota de 14 estações temáticas que desafiaram os estudantes a desvendarem a vida e obra de Fernão de Magalhães. Na edição 2020 do “EPMcaching”, organizada no âmbito dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, os alunos testaram as suas competências adquiridas nas aprendizagens realizadas em contexto de sala de aulas.