Revolução dos Cravos

A 25 de abril, Portugal celebrou o Dia da Liberdade, um marco consagrado pela Revolução de 1974. Decretado feriado nacional, a EPM-CELP associou-se à efeméride, como anualmente sucede.

Nesta segunda-feira, 1 de maio, o país festeja os resultados de 25 de abril. É o Dia do Trabalhador, comemorado igualmente em Moçambique desde a sua independência em 25 de junho de 1975. É um dia celebrado universalmente a que se associam estas duas nações, unidas, entre outros aspetos, pela Língua Portuguesa e, claro está, pela EPM-CELP.

Nesta data, os dois países irão observar feriados nacionais, o que levará a EPM-CELP a encerrar.

A EPM-CELP teve patente ao público a Exposição Viva 25+1. O evento recuperou os valores de Abril e o simbolismo do 1.º de Maio.

Brevemente, faremos reportagem detalhada da Exposição que envolveu, de forma dinâmica, a comunidade escolar.

nat01

Campeonato Africano de Natação (CANA – Zona IV) – 3 a 7 de maio, Luanda, Angola.

De 3 a 7 de maio de 2023, vai decorrer, em Luanda, o 19.º Campeonato Africano de Natação (CANA – Zona IV) e a EPM-CELP sente-se orgulhosa por ter 5 alunos na Seleção Nacional de Moçambique. São eles: 

- Aline Costa (6.º F);

- Rodrigo Marques (8.º C);

Ana Beatriz Domingues (9.º D); 

- Bruno Ferreira (10.º A1); 

- Maíra Correia (11.º A1);

- Larissa Gil (12.º A1).

Boa sorte a todos e boas braçadas!!! "

No Xirico 25, falamos de Liberdade, do 25 de Abril, de um Festival de Cinema em Inglês, e ainda temos a visita do Jornal Dez Minut(us) e terminamos com o momento UPA! Há e ainda... vem ver!

stmtk03

Realizaram-se, ontem, 27 de abril de 2023, na BEJC os Campeonatos Inter-turmas Supertmatik de Cálculo Mental para o 2.º CEB (5.º e 6.º anos) e para o 3.º CEB (7.º e 8.º anos) em que foram apurados os 3 alunos de cada escalão/ano de escolaridade que irão representar a EPM-CELP na Grande Final Internacional Online 2022/2023a saber:

5º ANO 

5ºA, nº 13, Mya  Fernandez; 

5ºE, nº 2, Andwelo Liasse; 

5ºF, nº 9, Khalil Araújo. 

6º ANO 

6º A, nº 3, Ana Maria Fateally. 

6º B, nº 12, India Fernandes; 

6º C, nº 1, António Rocha. 

7º ANO 

7º A, nº 4, Gabriel Wane; 

7º A, nº 11, Kiyah Hasmuscrai; 

7º B, nº 12, Guilherme Gonelha. 

8º ANO 

8º C, nº1, Álvin Mahoche; 

8ºC, nº10, Gabriel Vieira; 

8ºE, nº5, Gabriel Morgado. 

Num breve balanço, o espaço disponibilizado pela BEJC e a sua organização corresponderam às nossas solicitações e expetativas e os objetivos desta penúltima etapa do Campeonato foram atingidos, tendo os alunos participantes disputado e arbitrado as partidas com muito empenho e fairplay, num ambiente animado e de são convívio, pelo que se pode concluir que o resultado foi muito positivo.


PARABÉNS a todos os professores e alunos envolvidos!

O Campeonato Inter-turmas Supertmatik de Cálculo Mental do 9.º ano será disputado no dia 4 de maio, das 13:00 às 15:00 horas no 1º piso da BEJC.

A professora responsável por esta atividade é a Dr.ª Patrícia Cascais.

stmtk01 stmtk02

ods01

Dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável juntaram alunos da EPM-CELP e da EPC da Imaculada.

 

Os Projetos da EPM-CELP Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) e Plano Cultural de Escola/Plano Nacional de Artes dinamizaram uma atividade, subordinada ao tema Desenvolvimento Sustentável da Humanidade, que decorreu no dia 26 de abril do corrente ano, na Escola Primária Completa da Imaculada.

Esta atividade juntou os alunos do 7.ºA, da EPM-CELP, e um grupo de alunos da 6.ª Classe, da EPC da Imaculada, em torno da exploração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, com vista à erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e promoção da paz e da prosperidade.

Os alunos do 7.ºA criaram um jogo de cartas, alusivas aos 17 ODS, nas aulas de Educação Visual e de Português, e com o apoio das Professoras Inês George e Margarida Cruz. Enquanto decorria a fase de criação do jogo, a Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e a colaboradora Rosário Chaveiro, trabalharam os 17 Objetivos com os alunos da EPC da Imaculada, preparando-os para a participação no jogo.

No dia da visita à EPC da Imaculada, os alunos da EPM-CELP apresentaram trabalhos, por eles elaborados, sobre os 17 Objetivos e, posteriormente, formaram-se grupos mistos, com alunos de ambas as escolas, para fazerem o jogo.

O desempenho dos grupos, no geral, foi bastante positivo, uma vez que os resultados finais foram muito semelhantes.

A atividade terminou com um lanche-convívio, oferecido pelos alunos da EPM-CELP aos alunos da EPC da Imaculada.

Esta atividade conjunta foi um importante momento de socialização e de partilha de experiências e contribuiu para o desenvolvimento de uma maior consciência cívica e ambiental.

ods02

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo