banco do livroApós dois anos de interrupção devido à Covid-19, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) retomou, entre os dias 20 e 24 de março, a iniciativa do Banco do Livro, oferecendo manuais escolares, do 1º ao 12º ano, às escolas do Sistema de Ensino de Moçambique, que integram o Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros).

Recorda-se que este projeto da nossa escola visa a criação de Bibliotecas Escolares e a atribuição de Maletas de Leitura a escolas moçambicanas, no âmbito do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.

O Banco do Livro resulta de uma parceria entre esta iniciativa e o projeto Mabuko Ya Hina e tem como principal objetivo promover a reutilização dos manuais escolares oferecidos pelos encarregados de educação da nossa escola, no final de cada ano letivo.

Os professores das escolas do Sistema de Ensino de Moçambique utilizam estes manuais como materiais de apoio, fazendo uso de textos e exercícios aplicáveis ao seu contexto curricular.

Em 2023, os professores manifestaram o seu contentamento relativamente ao recomeço desta iniciativa. Dezenas de manuais foram recolhidos e transportados para as escolas onde lecionam. 

cartaz semana da leitura 2023 v2

O 21º Xirico é uma edição muito especial para nós porque apresenta a história do Pavão Xavier, salvo pelos nossos alunos do 5.ºE. É sobre isso que o momento UPA irá debruçar, entrevistando os meninos que diariamente o alimentam. Recebemos ainda dois atores do elenco da peça de teatro JESUS (uma adaptação do romance de Saramago, O Evangelho Segundo Jesus Cristo), o professor Rogério Manjate e a aluna Rita Morais que magistralmente representam os seus papéis neste momento de magia que a EPM-CELP tem levado a toda a comunidade escolar.

A primeira parte da rubrica XIRICO é totalmente dedicada à Semana da Francofonia, contando com a presença de duas alunas que nos falam da sua motivação para a aprendizagem da Língua Francesa, assim como para as muitas atividades desenvolvidas pela disciplina.

feira futuroIniciou hoje, até o dia 30 de março, a Feira do Futuro, um evento que visa contextualizar e preparar os alunos dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos sobre o acesso ao Ensino Superior nas áreas de Ciências e Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Desporto, Gestão e Economia, e Artes sobre as lideranças, as profissões e todas as dificuldades inerentes a estes processos. Promovida pela Associação de Pais e pela Coordenação e Direção da EPM-CELP, a feira abrange cerca de 450 alunos da Escola e outros interessados.

De acordo com Carolina Dias, representante da Associação de Pais, o evento comporta três objetivos específicos, sendo, para “O 12.º ano, dotar os alunos de ferramentas e informação sobre as condições do acesso ao Ensino Superior, as diferentes ofertas curriculares existentes e apoiá-los na tomada de decisão sobre as mesmas. No 9.º ano, vamos proporcionar uns momentos diferentes da aprendizagem formal da escola e focarmo-nos noutro conjunto de competências como trabalho em equipa, liderança, para que os alunos tenham ideias fora da caixa e, consequentemente, consigam resolver os desafios que iremos colocar”, explicou.

Para os 10.º e 11.º anos, o programa será dividido em dois momentos. Denominado “speed dating das profissões”, o primeiro visa colocar os alunos em diálogo com profissionais de diversas áreas e o segundo incidirá na importância das soft skills. “Os alunos terão oportunidade de tirar dúvidas sobre os desafios e paixões dos profissionais bem como sobre o quotidiano deles. Teremos aqui um conjunto de pais e profissionais que se disponibilizaram para falar com os nossos alunos”, referiu Carolina Dias para quem “É preciso mostrar a importância de cada profissão para que os alunos não tenham apenas as mesmas referências familiares”.

feira do futuro 2Hoje, o ciclo de sessões começou com Eduardo Filho, presidente da Associação Juvenil Inspirar o Futuro, que explicou todo o processo para o acesso ao Ensino Superior, desde a fase das candidaturas online, os documentos necessários, as propinas – tanto nas universidades públicas, como privadas -, as permutas, as bolsas de ação social, os prazos de matrículas, entre outros procedimentos e obrigações.

A sessão, que começou com uma atividade lúdica para se perceber o nível de conhecimento sobre o assunto, dissipou dúvidas e revitalizou o princípio do amor à educação. Por isso, frisou: “Escolham qualquer uma dessas opções, mas não vale escolher nada. Ficar reformado aos 18 não é uma boa opção”.

A sessão foi gravada e pode ser vista aqui!  

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