
Para além das componentes teóricas, o projeto visou, igualmente, promover uma transição mais fácil do 1.º para o 2.ºciclo, no que diz respeito a diferentes metodologias de trabalho e exigência de maior autonomia; promover o espírito crítico e fundamentação científica; incrementar o método científico como prática pedagógica; fomentar o trabalho colaborativo entre ciclos e promover a articulação vertical entre ciclos de competências transversais e científicas.





Duarte Pacheco, que se fazia acompanhar por quadros do Governo de Moçambique, reconheceu que a EPM-CELP espelha e enaltece a imagem de Portugal além-fronteiras. “É uma satisfação ver que a EPM-CELP evoluiu bastante”, disse, relembrando os tempos em que a Escola, na altura cooperativa, funcionava nas instalações da FACIM.
O político português foi recebido pelos membros da Comissão Administrativa Provisória, Luísa Antunes e Cristina Viana; Coordenadores de Ciclo e dos Serviços de Ação Social Escolar.
Num ápice chegamos ao final deste primeiro ano letivo de reativação da UPA. Um ano cheio de emoções, novas descobertas, que nos pôs à prova em diversos momentos, mas que, no final, nos enriqueceu a nós e a toda a comunidade escolar. Descubra-nos!
No âmbito do Plano de Formação do Centro de Formação e de Difusão da Língua Portuguesa da EPM-CELP, neste último período, concluíram-se as duas últimas formações, para o ano letivo 2021-2022, integradas no Plano de Transição Digital: a Oficina de Formação Capacitação Digital Docente nível 2, orientada pelo professor formador João Paulo Videira para um efetivo de 59 professores de diferentes áreas disciplinares, e o Curso de Formação não docente Aplicativos do Microsoft Office (Word, Excel e Outlook), dirigida ao pessoal dos Serviços Administrativos e da Biblioteca Escolar José Craveirinha, sob orientação do professor formador Francisco Rungo.
Ainda neste período, e para conclusão efetiva do Plano de Formação, mas no âmbito de formação contínua para docentes que prestam apoio a alunos com ACS, decorreu o Curso de Formação As Adaptações Curriculares significativas no âmbito do Decreto-Lei nº 54/2008: práticas de construção e implementação, orientado pelo professor formador Isaac Baltazar.

A orquestra é dirigida pelo professor convidado Luís Casalinho e tem como instrumentistas dezenas de alunos da nossa Escola e da ECA, professores e convidados de Moçambique, Portugal, Espanha e Alemanha.






