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Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

salvar o planeta stewartO Projeto Salvar o Planeta surgiu no âmbito do grupo disciplinar de Físico-química, foi coordenado pela Professora Mafalda Braz, com a colaboração dos Professores Pedro Santos e Nuno Ferreira. No âmbito deste projeto organizou-se a semana Salvar o Planeta, que envolveu diversos alunos, professores e funcionários, em diferentes áreas disciplinares, níveis e ciclos.

Durante sete dias, de 31 de maio a 6 de junho, alunos, professores e funcionários da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) uniram-se em atividades diversas, desde debates, palestras, música e exposições, com intuito de sensibilizar a comunidade escolar para Salvar o Planeta.

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criança africanaEm 2022, o Projeto Mabuko Ya Hina comemorou o dia 16 de junho, Dia da Criança Africana, na Escola Primária Completa Maxaquene C.

Após um longo período de confinamento, durante o qual os alunos pouco conviveram com o mundo exterior, decidimos comemorar esta data fazendo com eles uma longa viagem pelo mundo, através da história “Meninos de Todas as Cores”.

Os alunos da 3ª 6 partiram, assim, de Moçambique, rumo à Europa, onde encontraram o “Miguel”, um “menino branco” que queria conhecer meninos de outras cores. E lá foram eles até à Ásia, onde conheceram uma “menina amarela”, que se chamava “Flor de Lótus”, e um “menino castanho”, o “Ali-Babá”; depois, partiram para a América, onde conheceram um “menino vermelho”, que se chamava “Pena de Águia”; finalmente, vieram para o continente africano e aqui conheceram um “menino preto”, o Lumumba.

Aqui, em África, os alunos da 3ª 6 despediram-se do “Miguel” e combinaram que, nos desenhos que fizessem nas suas escolas, iriam pintar meninos brancos, amarelos, castanhos, vermelhos e pretos, porque, nos lugares que visitaram, não viram meninos só de uma cor.

A fotografia que ilustra este texto é o resultado do trabalho que os alunos da 3ª 6 da EPC Maxaquene C realizaram, na escola, depois da longa viagem que fizeram com o “Miguel”. Desenharam e colaram, no continente africano, “Meninos de Todas as Cores”.

renovações matrículasInicia-se dia 21 de junho o período de renovação de matrículas para o ano letivo 2022/2023. A renovação de matrículas é preferencialmente online, na aplicação Inovar Consulta.

O acesso à função “Renovação de matrículas” estará disponível entre o dia 21 e o dia 30 de junho.

A renovação da matrícula só será considerada efetiva após a validação de toda a informação, bem como, a confirmação do pagamento da taxa de matrícula.

No caso de não ter a possibilidade de proceder à renovação da matrícula remotamente, estarão disponíveis no átrio central da EPM-CELP computadores através dos quais poderá aceder à aplicação e proceder à renovação de matrícula (s) do(s) seu(s) educando(s), respeitando o calendário abaixo.

  • Pré-escolar: 21 a 23 de junho de 2022 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
  • 1º Ciclo: 21 a 23 de junho de 2022 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
  • 2º Ciclo: 21 a 23 de junho de 2022 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
  • 3º Ciclo: 24 a 27 de junho de 2022 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
  • Ensino Secundário: 28 a 30 de junho de 2022 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

O ano de referência é sempre o ano em que o aluno esteve no ano letivo 2021/2022.

Dia 30 de junho às 23h59, o acesso à função “Renovação de matrículas” ficará Inativo.

Na página da EPM-CELP, em lugar de destaque, encontra instruções para o processo automático/online da renovação.

Aceda aqui às instruções de renovação automática e online

Cartaz Convite Masterclass 2022 VFNascido em Maputo em 5 de junho de 1985, Luis Valigy e Silva é conhecido no meio musical por "Luy".

A sua paixão musical foi fortemente influenciada pelo seu Pai, que sempre ouviu vários estilos musicais, e contribuiu muito para que a música estivesse sempre presente na sua vida, desde pequeno.
Aos 11 anos, inicia a sua autoaprendizagem à guitarra e nunca mais parou.

LuyAos 14 anos, juntamente com alguns colegas de escola, forma a sua primeira banda musical.

Em 2009, faz parte da criação e formação inicial da banda GranMah, sendo guitarrista principal da banda até ao momento.

Tem dois álbuns gravados e editados, e já participou em grandes festivais nacionais e internacionais, tais como Azgo, Maputo Music Meeting, Vivo Open Air, HIFA, Zakifo, Sakifo, Bassline e Bushfire; participou igualmente em tournées mundiais em países como Angola, Portugal e Estados Unidos da América.

Como instrumentista, já colaborou com alguns músicos nacionais e internacionais (Michel Williams, Kloro, DRP, Kami e Nélson Freitas).
turismoO primeiro ciclo do Curso Profissional de Técnico de Turismo, iniciado pela primeira vez na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (PM-CELP) em 2019, chegou hoje ao fim com a apresentação de provas de aptidão profissional de um trabalho desenvolvido ao longo dos três anos do curso. Seis alunos, João Nunes, Anaya Marxy, Frederico Camejo, Gabriel Benedetti, Hilário Manjate e Tiago Lousada, defenderam com sucesso e brio os seus projetos profissionais no Auditório Carlos Paredes, perante um júri composto por professores e um profissional da área.

Entre nervosismo e incertezas, os alunos provaram que estão preparados para continuarem os estudos superiores no turismo ou para liderarem grandes equipas em várias empresas.

A iniciativa do Curso Profissional de Técnico de Turismo na EPM-CELP foi apadrinhada pelo Ministério da Educação de Portugal e está referenciado ao nível IV do Quadro de Referência Europeu para a Qualificação e orientado para a aquisição de um perfil de competências que prepare os alunos, mais precocemente, para a integração no mercado de trabalho.
    Cartaz Convite Masterclass 2022 VF pablo
  • VIDA LABORAL

-Profesor de violin y Lenguaje Musical en Musicalia Alcobendas / La Moraleja. (2018-2021)

-Profesor de Secundaria en el Colegio Bilingue Stella Maris La Gavia (2021)

-Profesor de violin, piano y lenguaje Musical en Atalanta Music School (2019-2020)

-Profesor de Música de Secundaria en el Colegio Bilingue Santa Maria del Camino - Madrid (Octubre 2019)

-Profesor de Música en Secundaria en el Colegio Liceo Sorolla B - Madrid curso 2018/2019

-Director Artístico Xeito antigo

-Profesor de Violín y Director de Orquesta Escuela de la Unión Musical de Quart de Poblet. (Valencia) 2017/2018

-Profesor de Violín Conservatorio Profesional de Haro (La Rioja) 2017/2018

-Profesor de Violin - Escuela Municipal de Música de Salou 2016/2017

-Investigador del Instituto de Musicología del Paraguay 2015/2016

-Profesor de violín y música de cámara de la Licenciatura de Música en la Universidad Nacional de Asunción, Paraguay, 2014/2015

-Director Pedagógico y Profesor de Violín de “Academia de Música Maputo”, Mozambique, 2013

-Profesor titular de Violín “Xiquitsi”, Proyecto de Formación Orquesta Sinfónica en Maputo, Mozambique, 2012

-Profesor titular de Violín en Stanborough Park School of Music y Windsor Piano School, Londres, Reino Unido, 2010/2012.

-Profesor titular de violín en Sar Music Center (Bahrain), 2010

-Profesor de Música de Educación Secundaria, para el Departamento de Educación de la Generalitat de Catalunya. 2009/2010

-Miembro titular de la “Orquesta Academia Gran Teatre Liceu Barcelona”, 2008/2009

-Profesor de violín en el Conservatorio profesional de Logroño (La rioja), 2007

-Profesor de violín en la Escuela de Música “Banda Primitiva de Lliria” 2001/2006

 

  • EDUCACIÓN

CONSERVATORIO SUPERIOR DE MÚSICA

JOAQUIN RODRIGO-VALENCIA

Titulo Superior de Música

Especialidad Violín

2001-2004

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE

BARCELONA

Curso de Adaptación

Pedagógica

2008-2009

UNIVERSIDAD POMPEU  ̈FABRA ̈

Posgrado en gestión de

empresas en la industria

de la música

2008-2009

CAMBRIDGE UNIVERSITY

First Certificate in English

(FCE) 2014

BRITISH COUNCIL

B2 APTIS 2021

  • MÚSICA DE CAMARA

 

-Xeito Antigo - Actualmente

-Harmony Orquestra - Actualmente

-Ensemble Caleidoscopio 2014 - 2016

-Master Quartet

-Ars Sonora Baroque Chamber Orchestra

-Grupo de cámara “Ciudad de Llíria”

-Ensemble S. XXI

-Anima Musicae

  • CONCERTINO

-Orquesta Reino de Aragón 2017

-Orquesta Sinfónica del Congreso Nacional (Paraguay) 2016

-Orquesta Sinfónica Nacional del Paraguay, 2014-2015

-Joven Orquesta de la Generalitat Valenciana, 2002

-Joven Orquesta de la Banda Primitiva de Llíria, 2001-2006

-Ars Sonora Baroque Chamber Orchestra, 1994-1998

  • GRABACIONES

-BSO- Película  ̈El Sordo  ̈

-BSO- Film Symphony Orchestra  ̈Bikes ̈

-Audio-visual soundtrack recording “Desde el mar”

-Instituto Valenciano de la Música, “Vestigios”

-Manos Unidas (NGOD) “Fiestas unidas con la música 4 & 5” Orquesta Ciudad de Torrente y Maurice André

-Grabación Banda sonora y música catalana con la Orquesta de la Academia del Gran Teatre del Liceu

  • VIOLIN TUTTI

-Film Symphony Orchestra (Actualmente)

-Tour Orquesta Symphony Rios

-Orquesta Sinfónica de Málaga

-Orquesta Universal Symphony Orchestra

-Harmonie Ensemble-Orchestra

-Orquesta Reino de Aragón

-Orquesta Sinfónica del Vallés

-Bruckner Academie Orchestra

-Orquesta Sinfónica de Torrent

-Orquesta del Teatro Principal de Villena

-Orquesta S. XXI de Castellon

-Ars Academica Symphony Orchestra

-Orquesta Sinfónica de Bahrain

-Orquesta de la Academia del Gran Teatre del Liceu

Cartaz Convite Masterclass 2022 VFNascido em 1968, em Caranguejeira - Leiria/Portugal, inicia os seus estudos musicais com o maestro António Cordeiro Gonçalves na Sociedade Filarmónica S. Cristóvão de Caranguejeira onde, desde 1983 até 1998, integra regularmente a banda, como clarinetista.

Em 1987/88 frequenta aulas individuais de clarinete com o professor Luís Silva, no Sport Operário Marinhense, e em 1988/89 classes de Formação Musical na Academia de Amadores de Música-Lisboa.

De 1989 a 1996 frequenta e conclui o Curso do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de clarinete do Professor Jorge Trindade, onde também estuda com os professores Jaime Carriço e Rui Martins, vindo em 1991/92 a integrar a Orquestra do Conservatório Nacional como solista A, sob a direção de Fernando Eldoro.

De 1989 a 1991 integra a Orquestra Sinfónica Juvenil com a qual participa num estágio na Grécia, em 1991 a Orquestra João Domingos Bomtempo e em 1992 ocupa o lugar de solista A na Orquestra Portuguesa da Juventude. Em 1993 integra também a Orquestra Nova Filarmonía Portuguesa. Como instrumentista, trabalha ainda com várias outras orquestras entre as quais a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte ou a Orquestra Clássica do Centro.

luis casalinho clarinete 06112014 300x300Em 1998 completa o bacharelato em Instrumentista de Orquestra/Clarinete na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa e em 1999 o grau de licenciatura no Curso Superior de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra/Clarinete com o prof. Etienne Lamaison. Em 2004 frequenta a Universidade de Aveiro para a Profissionalização em Serviço para a Docência.

Participa em diversas Master-Classes, com clarinetistas internacionais tais como António Saiote, Guy Deplus, Guy Chadash, Paul Meyer, Etienne Lamaison, Jaques Di Donato, Eínar Joannesson, Henri Bok, Herman Stephànssen, Nuno Silva, entre outros.

Jean-Sebastien Béreau, Alberto Roque, André Granjo, Mitchel Fennel, Felix Hauswirth, José Pascual Vilaplana, José Brito, Jo Conjaerts, Baldur Bronnimann, Délio Gonçalves, Henrique Piloto e outros, foram alguns dos professores em Master-Classes e/ou Cursos de Direção de Orquestra.


Em 2012 completa o Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo ISET – Instituto Piaget de Almada.

Tem lecionado Clarinete e Classe de Conjunto em várias escolas nacionais tais como: Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes (OLCA), Academia de Música de Alcobaça, Conservatório Metropolitano de Lisboa, Conservatório Regional de Portalegre ou Escola de Música Canto Firme de Tomar. Conjuntamente, tem dirigido Orquestras de Sopros/Bandas Filarmónicas das quais se salientam: Sociedade Filarmónica S. Cristóvão de Caranguejeira, Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, Banda Sinfónica do Exército Português, Orquestra de Sopros de Leiria, Wind Band of the College of New Jersey (EUA).

No Orfeão de Leiria-Conservatório de Artes, desde 1994 que tem lecionando Clarinete e Classe de Conjunto, tendo sido o maestro titular da Orquestra de Sopros de Leiria de 2007 a 2015.

A partir de 2010, foi Diretor de Curso dos Cursos Profissionais de Instrumentos de Sopros e Percussão, numa parceria entre as escolas secundárias Domingos Sequeira e Eng. Acácio Calazans Duarte e o Orfeão de Leiria-Conservatório de Artes.

De 2014 a 2018 foi maestro da Filarmónica Pedroguense - Pedrogão Grande. Em 2015 inicia em conjunto com um grupo de professores a abertura do Polo da Sertã, do Conservatório de Música de Coimbra, onde lecionou clarinete até 2018.

Em julho de 2016, foi membro do Júri do IV Concurso Nacional de Saxofone e Clarinete “Sons de Cabral” – Belmonte. Participa, desde a sua fundação no decateto Ar Ensemble, dirigido pelo maestro Alberto Roque. No início de 2014 integra o Bellswood Ensemble.

Tem participado frequentemente, quer como clarinetista quer como professor de Música/Ritmo com a Academia de Ballett Annarella e com a Companhia de Dança EPC Dance Company. Atualmente leciona no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, onde leciona a disciplina de música no curso de Dança, é professor de clarinete e também dirige as Orquestras de Cordas.

Ligações:

https://www.facebook.com/luis.casalinho

http://www.orfeaodeleiria.com

 http://orfeaodeleiria.com/musica/docentes/

http://www.musicaemleiria.com/artists/luis-casalinho/

https://www.youtube.com/my_videos?o=u
cidadania imagemOs alunos da turma B, do 7.º ano do ensino básico, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), desenvolveram vários trabalhos representativos sobre “Os Direitos Humanos”, com o enfoque para o direito à escolha religiosa, à orientação sexual, à educação, à liberdade de opinião e de expressão, entre outros. O projeto, cujos resultados estão expostos no átrio principal da Escola, foi desenvolvido ao longo deste ano letivo a findar e orientado pela professora Elsa Martins, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Ainda no projeto, os alunos fizeram pesquisa sobre os subtemas escolhidos para, mais tarde, procederem à sua apresentação em aula. Selecionaram também palavras de ordem, em vários idiomas (Português, Inglês, Francês, Árabe e vários dialetos moçambicanos), com a colaboração de professores de Inglês, Francês e das suas famílias, sobre o tema para colar em folhas que, depois de impressas e recortadas, vão "decorar" uma árvore, que foi elaborada na disciplina de Educação Tecnológica (Liberdade, Igualdade, Paz, Tolerância...).

Na aula de TIC, os alunos trabalharam no programa GIMP (editor de imagem), com o objetivo de melhorar o design das palavras. A referida árvore foi "batizada", após votação pelos alunos da turma, de "Árvore da Harmonia”.

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