
A formação, organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), contou com a participação de 48 professores de diferentes países de expressão portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Na sua análise sobre a ação, a professora explicou que, para além da partilha de experiências de ensino e da interculturalidade entre professores, a formação é importante porque contribui para a preparação dos alunos para os novos desafios da sociedade moderna.

Para além dos alunos e da professora participante, a formação irá beneficiar, na EPM-CELP, quatro professores da Escola com formação na área da Física de Partículas. De referir que este ano, a ação teve apoio do Instituto Camões, da CERN, da Agência Ciência Viva e decorreu num ambiente científico internacional.


Este ano, o Mês da Literacia foi comemorado na Escola Primária Completa Imaculada, no passado dia 28 de setembro.
As atividades, alusivas às comemorações do centenário do escritor José Saramago, foram dinamizadas junto de 50 alunos da 5.a e da 6.a Classe desta escola.
“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, foi lida, em voz alta, pelos alunos, seguindo-se a projeção do filme desta história.
Com a ajuda dos professores, o texto foi interpretado e, através de um jogo, identificaram-se diferenças entre a história do livro e a história do filme. Despois, os alunos desenharam livremente, criando, ao seu gosto, “As Maiores Flores do Mundo”.
O Projeto Mabuko Ya Hina dará continuidade à atividade do Mês da Literacia, trabalhando todas as quintas-feiras com o grupo de cinquenta alunos da EPC Imaculada, perspetivando-se a apresentação dos trabalhos em novembro, aquando a realização do evento alusivo às comemorações do centenário de José Saramago, na EPM – CELP.
Integrado no Plano Cultural de Escola/Plano Nacional de Artes da EPM – CELP e no tema “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”, Mabuko Ya Hina prosseguirá as atividades, em 2023, na EPC Imaculada, concretizando as propostas da obra “A Maior Flor do Mundo”. Vamos estudar as flores e vamos plantá-las, na esperança de vermos brotar, nesta escola, muitas, lindas e grandes Flores.
CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas também em outras áreas, por promoverem o desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Neste sentido, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, através do seu Clube de Programação e Robótica, procura oferecer uma formação complementar aos alunos.
Com o Clube de Programação e Robótica pretende-se envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, aliada à robótica, nomeadamente:
- Fomentar o interesse e o contacto dos alunos com a programação e a robótica.
- Incentivar os alunos a encontrarem soluções para os diferentes problemas propostos através da programação e da robótica.
- Fomentar o gosto pela tecnologia tendo em conta a diferenciação pedagógica e a diversificação de estratégias educativas.
- Desenvolver atividades envolvendo linguagens de programação visuais.
- Promover o contacto e a manipulação de componentes de microbits programando-os.
- Promover a “Hora do Código”.
Assim, estão abertas as inscrições para o Clube de Programação e Robótica da EPM-CELP e todos os alunos do 3º ao 6º ano podem inscrever-se (o número de inscrições é limitado) através dos seguintes links:
Seis alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa participaram na final nacional online do concurso SuperTmatik Ciências Naturais, na qual se destacou a aluna Rita Coelho, com uma honrosa 35ª posição em 9317 alunos que participaram no escalão do 8º ano.
Relativamente ao 7º ano, o nosso melhor representante foi o Halwan Monteiro, que ficou em 48º, em 7931 participantes.
O concurso SuperTmatik Ciências Naturais foi organizado, na EPM-CELP, pela área disciplinar de Ciências Naturais, coordenado pelas docentes Ana Paula Martins e Sandra Antunes, tendo envolvido todos os alunos das turmas de 7º e 8º anos.
Numa primeira fase houve um concurso intraturmas, do qual saíram os alunos que discutiram a fase escolar interturmas. De cada ano foram apurados os três melhores alunos, que representaram a EPM-CELP na fase nacional online.
Os resultados obtidos foram os seguintes:
7º Ano
Halwan Monteiro – 48º lugar
Thayanne Dava - 69 º lugar
Duarte Murinello - 89 º lugar
8º ano
Rita Coelho - 35 º lugar
Luana Ferreira - 38 º lugar
Gabriella Correia - 100 º lugar