Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

Apenas com duas semanas de aulas, a nova Turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo animou de forma brilhante as comemorações do Dia Mundial do Turismo.

Os alunos reuniram-se no átrio da EPM-CELP e perante uma assistência composta por alunos, professores, funcionários, familiares e convidados, apresentaram diversos destinos turísticos a partir de Moçambique. Localização, alojamento, locais de interesse cultural, histórico e turístico, gastronomia, custos associados e até as companhias aéreas e respetivos preços foram apresentados à plateia em quatro línguas, Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Os aspirantes a Técnicos de Turismo mostraram-se conhecedores das matérias, desenvoltos e souberam reagir a uma outra hesitação conseguindo, com facilidade, o aplauso dos presentes.

A Diretora da EPM-CELP, Luísa Antunes, realçou o carinho que a instituição tem por este curso que foi uma aposta ganha e, por isso mesmo, tem este ano a sua composição lotada.

A sessão terminou com um momento de grande solidariedade que mostra, para além das qualidades profissionais, o valor cívico e humanista que a EPM promove junto dos seus alunos.

ct03 


ct04


ct01

ct02

visita3pO ano letivo 2021/2022, findo recentemente, é lembrado por muitos pela sua marca de tristeza, comoção e revolta. A problemática da Covid, que perdura há dois anos, figura-se o maior catalisador. Porém, embora a peste persistisse em agendar as nossas vidas, no seio da nossa comunidade, o engenho, a criatividade, as competências próprias e a excelência educacional imperaram. Alunos e professores adaptaram-se à nova realidade e, com mérito, conquistaram uma dezena de prémios nas artes, letras, filosofia, cidadania, ambiente e saúde, dentro e fora de Moçambique.

António GueterresNas vésperas do início do ano letivo 2021/2022, ainda no acelerar das campanhas de vacinação e das restrições vigentes no decorrer do Estado de Calamidade Pública em Moçambique, a aluna Maria Murta Belo, a par de outros colegas, submeteu a sua candidatura no concurso escolar “Rostos Portugueses na ONU 75 anos | 75 imagens”, no qual ficou em segundo lugar. No seu trabalho, a aluna usa a técnica realista e mistura cores para ilustrar a figura do nono secretário-geral da ONU, António Guterres.

O certame, no domínio das Artes Visuais, foi organizado pelos Ministérios da Educação e dos Negócios Estrangeiros de Portugal para comemorar o 75.º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando os rostos portugueses mais relevantes na organização e relembrar o papel importante que desempenharam, e continuam a ter, nas decisões sobre questões importantes como a paz e a segurança no mundo.

Em fevereiro de 2022, os alunos do 12.º A3, da área das Artes, que produzem o Jornal escolar Dez Minu(tus), receberam um prémio de assinatura digital do jornal português Público. De acordo com Inês George, professora e coordenadora do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes, a distinção do Ministério da Cultura, em parceria com o Jornal Público e o Plano Nacional das Artes, permite o acesso às notícias do jornal, de forma ilimitada, e aos conteúdos exclusivos, incentivando o compromisso cultural com a comunidade educativa, a criação e promoção cultural numa lógica de inclusão e aprendizagem, no âmbito do Plano Cultural de Escola.

conjunto de capas
O jornal escolar Dez Minu(tus) foi pensado e desenhado por alunos do 12.º ano. É entregue pelos próprios alunos aos outros colegas de diferentes turmas do ensino básico e secundário, na sala de aula. Foi criado, ainda, um email do jornal para, através dele, se recolherem sugestões/propostas que possam "alimentar" a produção de textos jornalísticos.

O seu objetivo é promover o espírito crítico, incentivando o hábito da escrita e leitura em Língua Portuguesa. O mesmo integra-se no plano
da aprendizagem do programa Indesignplano alma mocambique vf
PhotoshopIllustrator, da disciplina de Oficina de Multimédia, e desenvolve-se em transversalidade com a disciplina de Português.

Dado o ritmo de sucesso, os alunos não pararam por aqui! No dia 2 de maio de 2022, a mesma turma (12.º A3) venceu o concurso “Vamos fazer um plano” promovido pelo mesmo jornal português em parceria com o PNA, ficando entre os cinco distinguidos. Naquela que foi a primeira edição, participaram 71 trabalhos, submetidos por 43 escolas ou agrupamentos de escolas.



web festa.final 08
No âmbito da cidadania, outra área estruturante da EPM-CELP, 19 alunos participaram, pela primeira vez presencialmente, desde o início da pandemia, na conferência MaMUN (Maputo Model of United Nations), na qual foi distinguida a aluna Ana Reis, do 10.º A1, com o prémio de melhor delegado da conferência. Para além da Ana Reis, outros alunos da nossa Escola, que participaram no evento, o fizeram pela primeira vez, com rigor e zelo, tendo sido iniciados na metodologia e nas regras de debate segundo o modelo das Nações Unidas.

ContoO conto "Mundo tão grande e de muitos Mistérios", elaborado por alunos da turma C, do 3.º ano de escolaridade, sob orientação do professor Fulgêncio Samo, foi também o feito do ano, ao ser distinguido com mérito de publicação pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP), promotora da sexta edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico. O conto, distinguido num universo de 62 concorrentes de escolas de Portugal, Angola e Moçambique, fará parte da coletânea de histórias filosóficas do ano letivo 2021-2022.

Em junho de 2022, as alunas Luna de Araújo Gouveia, do 12º A1, e Alice Issufo, do 5ºE, receberam Menção Honrosa e Prémio de Vídeo, respetivamente, na 15.º edição do Concurso Nacional de Leitura, na Costa da Caparica. Antes da final, a dupla participou na fase escolar, realizada na EPM-CELP, onde também concorreram 104 alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e alunos do ensino secundário. Destacaram-se também as alunas Maria Abreu do 4º D e Tatiana Jua do 9º E, que participaram na prova na fase de apuramento para a final, através da realização de uma prova escrita online e de uma prova em vídeo, no qual fizeram a apresentação do seu livro favorito.

Para além dos alunos, seu reflexo de excelência na educação, a EPM-CELP foi reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como uma “Escola SaudávelMente - Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão” 2022-2024, estando entre as 350 escolas premiadas das 474 candidaturas.
escola

Na menção atribuída em cerimónia oficial no dia 27 de julho de 2022, que decorreu em Lisboa e que contou com a presença da Presidente da CAP, Luísa Antunes, a OPP reconhece ser a EPM-CELP um “contexto de referência na promoção da Saúde Psicológica Escolar, através das suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade.”

O referido concurso é a terceira edição desta iniciativa da OPP (tendo-se iniciado no biénio de 2017–19), e tem como grande objetivo, entre outros apresentados no regulamento da III Edição do referido concurso, “Identificar e disseminar boas práticas de promoção da Inclusão, da Saúde Psicológica, do Bem-Estar e do Sucesso Educativo, na expectativa de que as práticas identificadas possam ser replicadas e/ou constituir um incentivo para o desenvolvimento e inovação educativa, a nível nacional.”, reconhecendo ser “absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens”.

No mesmo mês, a EPM-CELP voltou a receber o Selo Qualidade eTwinnig pelo projeto “A Pop Art, um movimento iconoclasta”, no qual os alunos de Artes recolheram lixo do oceano para reproduzir um retrato do ícone da literatura moçambicana, José Craveirinha, no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento, em grande formato, fazendo uma crítica à sociedade de consumo que polui os oceanos.
alunos por art

E, por fim, a EPM-CELP sagrou-se vencedora do “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania”, subordinado ao tema “Os Oceanos”, tendo sido apurada na segunda fase de seleção, decorrente da apreciação conjunta do júri, cuja cerimónia pública de entrega do galardão decorrerá em Lisboa, no dia 3 de outubro próximo.

Na carta de anúncio, a organização felicitou a EPM-CELP pela “participação e reconhecer a relevância do trabalho curricular realizado por alunos e docentes no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento por permitir o envolvimento de alunos em metodologias ativas, promotoras de oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais e que revelam a cultura de escola relativamente a valores consentâneos com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
gaaaaPara o ano letivo 2022/2023, a expectativa continua alta, a EPM-CELP continuará a desenvolver práticas pedagógicas complementares da atividade letiva que contribuem para o desenvolvimento pessoal, cívico, artístico, cultural e científico dos seus alunos. A EPM-CELP, desde sempre, busca mais do que a excelência no ensino, busca a formação de cidadãos preparados para os desafios do mundo do trabalho e para uma integração social dinâmica, crítica, humanista e construtiva. Os prémios que agora se elencam não constituíram um objetivo, em si, da instituição. Antes decorrem, com naturalidade, das suas práticas, da dedicação dos seus profissionais e da forma como são preparados os seus alunos a quem aproveitamos para felicitar. Uma vez  mais, um ano  mais, a Casa Amarela esteve de parabéns!

menu cantina pre 22 10 28
ESCOLA 15Foi mobilizada uma atividade de limpeza na praia, no dia 17 de setembro último, no âmbito da iniciativa internacional denominada World Clean Up Day, para a qual houve a união de várias escolas, organizações e voluntários de diferentes partes da cidade de Maputo.

Foi um evento marcado pelo espírito de equipa, cooperação e empatia pelos problemas do ambiente. Foi também enfatizado que este tipo de atividade pretende alertar a população o grave impacto das nossas ações e decisões no ambiente.

Foram recolhidos da parte da EPM-CELP 62 sacos inteiros de lixo.

Esperamos que este dia tenha sido marcante para quem estava presente e que, a partir daqui, tomemos decisões sempre a pensar no ambiente.

escola 17 escola 17 Texto: UPA

Fotografias: António José Rodrigues
principal webNo sábado, professores – antigos e novos – juntaram-se para o tradicional almoço de confraternização, que também marca o início da primeira etapa escolar do ano letivo 2022/2023. Criatividade, boa disposição e alegria foram o “prato forte” do dia que serviu, igualmente para acolher os novos professores, olhar para os pares de forma descontraída e reforçar os laços de companheirismo e o espírito de equipa.

Os professores Isac Maússe, Assumane Saíde, Leandra Reis e Agnes Golias animaram a festa com interpretações de músicas como “Nwêti”, de Mingas, e “Stand By Me”, de Ben E. King.
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
web festa.final 08 web festa.final 09
web festa.final2 jul18
polanaUm conjunto de obras de desenho, fotografia e maquetes de alunos dos 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), contextualiza e narra o percurso de um dos mais emblemáticos hotéis de Moçambique, o Hotel Polana, que este ano celebra o seu centenário. A mostra, patente no átrio principal deste estabelecimento de ensino desde 12 de setembro, irá encerrar amanhã, durante a visita do diretor do Hotel Polana, Anderson Mburugu.

A exposição, designada “100 anos – Serena Polana Hotel: Diferentes Pontos de Vista”, cruza cores, o abstrato e o figurativo conforme necessário para narrar a história, as emoções e o glamour que o caracterizam. De acordo com Inês George, professora de Artes Visuais, a mostra resume os trabalhos de alunos do 2.º, 3.º ciclos e do ensino secundário que resultam de um tema estruturante adotado pela escola no ano letivo 2021/2022 para a comemoração do centenário de Hotel Polana.

“Por isso, é composta por fotografias da época e atuais; um trabalho teórico sobre a contextualização e construção do hotel há 100 anos, feito pelos alunos do 12.º ano, da disciplina de História de  Moçambique; desenhos da fachada do edifício, feitos por alunos do 5.º e 6.º anos, na disciplina de Educação Visual, e 12.º ano de Artes; a construção do hotel no jogo MineCraft, pelos alunos 6.º e 9.º anos, na disciplina de Educação Visual; um vídeo feito pelos alunos do 9.ºD que mostra um percurso pelo hotel no MineCraft e maquetes feitas pelos alunos do 5.º ano na disciplina de Educação Tecnológica”, explicou a docente.

diretor polana
menu da cantina epmcelp 2
SupertmatikDois alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Kiyah Hasmucrai e Gustavo Pepe, do “6.º A” e “9.º D”, respetivamente, distinguiram-se na 16ª edição do Campeonato Internacional de Cálculo Mental “SuperTmatik”, referente ao ano letivo 2021/2022, ao conquistarem posições muito honrosas em disputa com vários milhares de concorrentes de cada ano de escolaridade.

Ler mais...

O novo ano letivo já começou a agitar alunos, professores e funcionários na EPM-CELP. De forma faseada, os alunos foram chegando, palmilhando cada corredor, conversando com professores, funcionários e colegas e inteirando-se das novidades. E a maior tem a ver com o alívio das medidas restritivas na prevenção da pandemia da Covid-19, contemplando agora a não obrigatoriedade do uso de máscara no recinto escolar, a retoma das aulas presenciais, de atividades de complemento curricular e extracurriculares.

Questionados, no seu primeiro dia de aulas, sobre o impacto das restrições impostas nos últimos dois anos pela pandemia da Covid-19 e a expetativa que têm para este 2022/2023, oito alunos do 10.º ano da Escola descrevem os seus traumas e anseios nas linhas que se seguem.

Ayanda Saranga, 10.º A2

Ayanda
A minha vida mudou. Eu não podia sair de casa com a mesma frequência. As aulas, mesmo as extracurriculares, já não eram as mesmas, tanto que já perdi a prática em algumas. Em termos de resultados académicos, quase que não mudou nada. Continuo com os mesmos princípios, mesmos resultados, mesma opinião que tinha interiormente. Diferenciar os momentos, os espaços, foi a minha grande dificuldade. Não consegui impor limites. Todos os limites que eu tinha foram quebrados até ao ponto de quebrar-me a mim própria. Agora, a expectativa é que consigamos rever a situação: continuarmos a viver, mas com outra dinâmica, com criatividade, exigência e responsabilidade a que a Covid nos sujeitou.

Ayanda


Tatiana Machatine, 10.º A4

Foi uma experiência difícil, completamente anormal e acho que ninguém estava à espera. Penso, porém, que a Escola tratou da situação muito bem, mesmo quando era difícil controlar o distanciamento, principalmente nos intervalos.  Lembro-me que no início pensámos que ia ser só por duas semanas, mas as duas semanas tornaram-se dois anos que nos trouxeram desafios. Mas certamente foi uma mais-valia para nós como alunos, futuros profissionais, porque aprendemos a usar as tecnologias de informação, usar outros softwares, trabalhar de forma independente e a distância. Nós sempre aprendemos com as experiências que parecem ser difíceis. Espero, por isso, que este ano seja bom.

Manuel Pouzinho, 10.º C

ManuelFoi uma época muito diferente comparando com as outras. Foi introduzido o estudo online, coisa que eu não sabia que existia. Em suma, foi uma época diferente para mim porque estou acostumado a trabalhar com pessoas presencialmente. Esperava muito que as minhas notas não baixassem, mas só consegui manter algumas delas, pois infelizmente algumas desceram. Foi uma época muito diferente e espero que nada volte a acontecer que envolva pandemias como esta. A minha expectativa nesta nova época é que eu melhore as minhas notas e que consiga recuperar algumas matérias que não consegui aprender durante o período da pandemia.



Sofia Ferreira, 10.º A4

Sofia
No início, lembro-me, antes das férias da Páscoa, não pensámos que ia tomar uma proporção tão grande como tomou. Lembro-me, como se fosse ontem, quando começaram as aulas online e não sabíamos como é que funcionavam. Havia uma grande sobrecarga de trabalho para os alunos. Não vou mentir, desleixei-me um pouco; houve uma semana em que disse “Chega!”, porque já estava muito ansiosa. Eram muitos trabalhos por semana. Além disso, perdeu-se a união, o companheirismo nas turmas, porque só nos víamos do pescoço para cima. Agora que tudo está a voltar ao normal, sinto que será um bom ano para todos.

Ayanda



Muhammad Idrisse, 10.º B

A Covid foi uma eventualidade que serviu para a nossa aprendizagem como pessoas, como alunos. Na escola, as minha notas melhoraram e acho, por isso, que foi um período bom para a aprendizagem. Este ano, pretendo atingir os objetivos académicos. Estou também feliz por saber que o Desporto Escolar irá retomar para a nossa saúde e diversão.


Ayanda



Marco Grispos, 10.º C

Tive muitos altos e baixos, não posso mentir. Houve dias em que ficava feliz por ter aulas em casa e noutros tinha saudade dos meus colegas, de partilhar alguns momentos com eles. Tive muitas falhas e muitos altos, mas consegui levantar sempre. Estou feliz por finalmente termos aulas presenciais. Espero que este ano seja melhor, que eu consiga atingir os melhores resultados, porque houve coisas que não consegui atingir no ano passado. O mesmo desejo é extensivo aos meus colegas: espero que todos consigamos atingir os melhores resultados.

 

Manuel Dias, 10.º A1

Manuel

Ficamos mais de dois anos e meio sob influência da Covid nas nossas vidas. Foi preciso, por isso, adaptarmo-nos a diferentes tipos de aprendizagem, a diferentes tipos de vida. Quanto aos resultados escolares, continuo a ter os mesmos, mas sei que muitos passaram por momentos difíceis, não só ao nível escolar, mas também pessoal. Eu próprio sou exemplo disso.  Tive algumas dificuldades porque tínhamos um computador para dividir por três pessoas. Mas felizmente acabamos por nos adaptar à realidade.

 

Lena Dahi, 10.º A1

Lena

Os últimos dois anos foram difíceis porque fiquei longe de pessoas que eu gosto. Além disso, tive outras dificuldades na Escola. Por causa da sobrecarga de trabalho, tive problemas em algumas disciplinas como a Matemática. E isso foi devido à falta de prática e vontade. Quando não se tem ninguém para acompanhar, pressionar, a pessoa fica relaxada. Espero este 2022/2023 seja de muita prosperidade e que consigamos implementar tudo o que aprendemos durante a pandemia.



--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo