
Nesta data tão significativa, a EPM-CELP endereça a todos os professores de Moçambique e seus representantes muitas felicitações, desejando que a jornada de comemorações constitua mais um passo significativo para a dignificação e capacitação dos profissionais do sector, de modo a cumprirem a missão de elevada responsabilidade no desenvolvimento de qualquer país, que é a Educação dos seus cidadãos mais jovens.

Sorrisos de cumplicidade, mesmo sem abraços, conversa descontraída e animação, marcaram, hoje, o regresso às aulas dos alunos do pré-escolar e do 1.º ano do Ensino Básico na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), que, logo no primeiro dia de aulas presenciais, mergulharam num mundo de descobertas.

Três alunas da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Melissa Simões, 12.ºC, Maria Morango, 12ºA1, e Carolina Ossumane, 11ºB, distinguiram-se, recentemente, pela capacidade argumentativa em língua inglesa, empenho e decência na 18ª conferência do JoMUN (Modelo das Nações Unidas) onde, a par dos seus aliados de escolas internacionais de África, conseguiram influenciar a aprovação de uma resolução.

Em ambiente de grande alegria pelo reencontro, mas respeitando todas as regras de higiene sanitária e de prevenção, a turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo inaugurou uma nova fase da abertura deste ano letivo, na EPM-CELP. Todos asseguraram ter muitas saudades da Casa Amarela, do convívio com colegas, professores e funcionários.

Na sequência da pandemia da Covid-19 e, consequentemente, da transição de aulas e avaliações para o regime online, os Serviços de Ação Social Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) lançam uma campanha solidária de recolha de computadores (novos ou usados) destinados aos alunos mais carenciados, cujas famílias não têm possibilidades financeiras. A campanha destina-se a toda comunidade educativa da EPM-CELP.


Os professores de Ciências Físico-Químicas do terceiro ciclo do ensino básico, juntamente com o grupo “Mãos na Ciência” coloca todos os anos um desafio aos alunos: construir um brinquedo científico. O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover a interdisciplinaridade, nomeadamente entre Português, História, Educação Física e TIC.

A jornada marítima de Fernão de Magalhães, desenvolvida entre 1519 e 1522, (...), demarcando-se das demais pela sua ousadia e persistência, aliadas ao espírito de conhecimento experimental, característico da época, a expedição tornou-se pioneira nos contributos que trouxe às várias áreas do saber e responsável pela determinação da verdadeira dimensão do mundo.