A formação “Boccia, uma modalidade inclusiva”, organizada, no último sábado (11 de maio), pelos professores de Educação Física e Desporto Escolar da EPM-CELP Nuno Sousa e Ângela Leite discutiu questões relacionadas com a vida das pessoas portadoras de deficiência em Moçambique e perspetivou a inclusão da modalidade no desporto escolar. Dotou os participantes, também, de ferramentas teórico-práticas sobre o boccia.
A peça teatral “O Último Grimm”, adaptada do livro com o mesmo nome do escritor português Álvaro Magalhães, expõe, em toda a sua extensão, argumentos que nos conduzem à tese do valor atribuído à amizade e à lealdade. O trabalho foi apresentado hoje, ontem e anteontem no Auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, pelos alunos dos “5.ºD”, “6.ºC”, “8.ºC” e “9.ºD” e pelo professor de teatro, Rogério Manjate, dinamizador do grupo estudantil “Maningue Teatro”.
A EPM-CELP festejou hoje o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP no Auditório Carlos Paredes, onde uma “mesa-redonda” juntou a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, o escritor português Valter Hugo Mãe, e o subdiretor da nossa Escola, Francisco Máximo, para debaterem a identidade e a diversidade dos povos e culturas no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Na plateia estavam alunos e professores da EPM-CELP e convidados da Universidade Pedagógica de Moçambique e da Universidade Federal do Maranhão, do Brasil.
Os jovens deputados da EPM-CELP Larissa Gil (8.ºA) e Luca Ambrosi (8.ºE) convenceram os seus pares a incluir uma das três medidas que levavam na bagagem para Lisboa no projeto de lei final sobre salvamento e defesa dos oceanos aprovado pela Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, realizada nos passados dias 6 e 7 de maio na Assembleia da República, em Portugal.
Em trabalho coletivo, intitulado “Oficina de ilustração desenhando histórias”, inaugurado ontem no átrio central da EPM-CELP, cerca de uma dezena de alunos de escolas moçambicanas integradas no projeto “Mabuko Ya Hina” resgatou histórias, orais e escritas, e, através do papel, lápis de grafite, lápis de cor, canetas de filtros, guaches e técnicas mistas, expuseram as suas obras para fruição de toda a comunidade educativa. Foi o culminar de uma formação em desenho, que durou dois meses na nossa Escola.