O Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa (CFDLP) da EPM-CELP constitui-se como uma estrutura de apoio à formação de pessoal docente, não docente e da comunidade, tendo como prioridades o apoio à execução do plano anual de formação da escola, o apoio à formação de docentes moçambicanos, no âmbito dos protocolos estabelecidos com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano Moçambicano, enquadrados em Acordos de Cooperação Bilateral, desenvolvendo, ainda, atividades no âmbito da Difusão da Cultura e da Língua Portuguesa.
Assim, para o programa de formação do primeiro período deu-se prioridade ao desenvolvimento do Plano de Transição Digital de Escolas (PTD) com ações de formação de curta duração (AFCD), no âmbito da edição de imagem, do programa Inovar Alunos, Google Explorer, Teams e Outlook, realizadas durante os meses de setembro e outubro. Ainda neste âmbito, está a ser desenvolvida uma oficina de formação, de 50 horas, de capacitação digital docente, nível, 3, a qual será concluída durante o mês de janeiro. Para este mês de novembro, continuar-se-á a dar continuidade ao PTD com a AFCD sobre boas práticas no uso da informação, também aberta aos alunos.
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Direcionado para os docentes dos grupos de recrutamento 260 e 620, o curso de formação de 25 horas ‘A Dança nas aulas de Educação Física, desde o 1º ciclo ao 12º ano’, a decorrer este período e parte do segundo, pretende capacitar os professores para uma melhor e mais efetiva orientação da modalidade, tendo em conta as finalidades formalmente assumidas no Currículo Nacional para a Educação Física escolar e, em específico, para a prática da dança.
Além da missão de melhoria da qualidade do sistema educativo e das boas práticas docentes e não docentes, o CFDLP está presentemente a desenvolver uma série de sessões sobre alergias, anafilaxia e choque anafilático, uso da caneta de adrenalina-epinefrina e primeiros socorros, de maneira a aprofundar os conhecimentos e competências a utilizar em caso de emergência pelos profissionais da EPM-CELP.
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Decorrente do Plano 21|23 Escola+, e da ação específica - Programa para competências sociais e emocionais, a EPM aderiu ao Programa Escolas Ubuntu, para os anos letivos 21-22 e 22-23, orientado pela Direção-Geral da Educação, em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV). O programa iniciou-se no último período do ano letivo transato com a capacitação de um grupo de docentes na metodologia Ubuntu, decorrente de uma formação de 50 horas em regime e-learning. Entre os dias 3 e 11 de novembro, esteve em desenvolvimento a Semana Ubuntu, com a participação dos professores anteriormente capacitados e trinta alunos dos 10º e 11º anos de escolaridade, orientados por 3 formadores do IPAV. Durante este período, foi proporcionado aos estudantes o desenvolvimento de competências socio emocionais, como autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. Posteriormente, docentes e alunos capacitados procederão à disseminação desta metodologia junto dos seus pares.
Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa da EPM-CELP
Suspense e momentos de cumplicidade foram os sentimentos presentes na quarta-feira, dia 2 de novembro, no Auditório Carlos Paredes, onde alunos dos 8.º e 9.º anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) reuniram-se para, entre várias atividades, assistir ao filme de animação “Encanto”, exibido no âmbito do Dia dos Mortos, assinalado entre 31 de outubro e 2 de novembro. Estudantes e professores uniram o cinema e as artes plásticas numa simbiose única, promovendo métodos de pesquisa, espírito crítico e criativo.
O “Encanto” é um filme de animação da Disney, que decorre na Colômbia. Nela, a família Madrigal e a comunidade em volta da sua casa, é cercada por montanhas, que os deixam protegidos dos maus do mundo. Porém, a família Madrigal é dotada de magia. Cada um dos integrantes da família tem um poder mágico que é usado para ajudar a comunidade. Apesar da família ser dotada de magia, apenas um integrante dela não recebeu seu dom quando tinha cinco anos. Mirabel, que sempre tenta ajudar a família e a comunidade como consegue, mas não importa o que faça, ela nunca consegue agradar sua Abuela.
Por isso, como que a corroborar a temática, os desafios de entrelaçar a sétima arte e educação visual foram propostos aos alunos das turmas “7ºA”, “7ºB”, “7ºC”, “8ºD”, “8ºE” e “8ºF”, para a criação de bilhetes (no formato A6), com imagem gráfica, alusivo ao tema do Dia dos Mortos, que posteriormente foram selecionados pelos professores Inês George e Uriel Guerra e, os três bilhetes vencedores de cada ano, foram repartidos por todos os alunos na exibição do filme.
Venceram o desafio os alunos Maria Bourguignom (1.º lugar), Alliyah Silva (2.º) e Guilherme Gonelha (3.º), no 7.º sétimo ano, e Mafalda Lopes (1.º); Teresa Vaz (2.º) e Martim Lopes (3.º), no 8.º ano.
O Dia do Mortos é uma celebração tradicional mexicana que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e vai até dia 2 de novembro, coincidindo com tradições católicas na América Latina. A UNESCO declarou a celebração mexicana como Património Imaterial da Humanidade.
A EPM-CELP esteve em duas frentes, no sábado, dia 5 de novembro de 2022, acolhendo competições de basquetebol, futsal e voleibol, em diferentes escalões e visitando a American International School of Mozambique (AISM) para participar no seu torneio de basquetebol sub 14, com duas equipas, uma masculina e outra feminina.
Parabéns a todos os envolvidos e um agradecimento especial à AISM, Colégio Kitabu, a todos os que colaboraram na organização e arbitragem, assim como a quem assistiu e apoiou as equipas em competição.
Os resultados foram os seguintes, no Torneio Sub 14 de basquetebol, organizado pela AISM:
Basquetebol Sub 14 Feminino
EPM-CELP 4-24 AISM (American International School of Mozambique))
EPM-CELP 0-18 TS (Trichardt School)
EPM-CELP 6-48 Costa do Sol
Basquetebol Sub 14 Masculino
EPM-CELP 20-33 AISM (American International School of Mozambique))
EPM-CELP 2-32 TS (Trichardt School)
EPM-CELP 18-12 LIFGE (Lycée Interantional Français Gustav Eiffel)
A tabela classificativa ficou assim ordenada:
Basquetebol Sub 14 Feminino
1º- Trichardt School
2º- Costa do Sol
3º- American International School of Mozambique
4º- Escola Portuguesa de Moçambique- Centro de Ensino e Língua Portuguesa
Basquetebol Sub 14 Masculino
1º- Trichardt School
2º- American International School of Mozambique
3º- Escola Portuguesa de Moçambique- Centro de Ensino e Língua Portuguesa
4º- Lycée International Français Gustav Eiffel
Os resultados foram os seguintes no intercâmbio desportivo escolar organizado pela EPM-CELP:
Basquetebol Sub 18 Masculino
EPM-CELP 42-49 Colégio Kitabu
Colégio Kitabu 38-48 AISM
EPM-CELP 32-44 AISM
Basquetebol Sub 18 Feminino
Equipa combinada EPM+ C. Kitabu 14-20 AISM
Futsal Sub 16 Feminino
EPM-CELP 7-1 Colégio Kitabu
Futsal Sub 16 Masculino
EPM-CELP 5-1 Colégio Kitabu
Futsal Sub 18 Masculino
Jogo 1: EPM-CELP 3-1 Colégio Kitabu
Jogo 2: EPM-CELP 2-3 Colégio Kitabu
Voleibol Sub 16
EPM-CELP 2-0 Colégio Kitabu (25-11; 25-18)
Voleibol Sub 18 feminino
EPM-CELP 2-0 Colégio Kitabu (25-18; 26-24)
Voleibol Sub 18 Masculino
Jogo 1: EPM-CELP 2-0 Colégio Kitabu* (25-20; 25-16)
Jogo 2: EPM-CELP 3-0 Colégio Kitabu** (25-21; 25-18; 25-20)
*Jogo disputado à melhor de 3 sets
** Jogo disputado à melhor de 5 sets
“"LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS” foi o lema, lançado pela RBE, para celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Durante o mês de outubro, a Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) associou-se a esta comemoração promovendo atividades de leitura.
A turma A1, do 10º ano, dinamizou a leitura emparelhada do conto A Guerra de Anaïs Vaugelade com os alunos do 6ºE. no âmbito das disciplinas de Português e Orientação Escolar, com o apoio da BEJC.
O debate foi orientado por perguntas que motivaram a reflexão e a partilha de visões, tendo os alunos concluído que a paz é um bem maior e um Direito Humano primordial, colocado em causa sempre que existem conflitos.
Ao longo do mês decorreram outras atividades de leituras, direcionadas para o pré-escolar e para o 1º ano de escolaridade, dinamizadas em articulação com a Educação Musical, que também comemorou o seu mês em outubro.
Que Coelhos Irritantes! foi o conto escolhido para os mais novos, com o propósito de valorizarem a harmonia, a paz e a amizade, só possíveis pelo facto destes coelhos (irritantes na ótica do urso), apesar de sucessivas rejeições, nunca terem desistido do seu vizinho.

A “Arte Chair” pretendeu, igualmente, de acordo com a organização, sensibilizar para a problemática do aquecimento global e problemas associados; motivar os alunos e a comunidade escolar na defesa do Planeta; promover a comunicação, colaboração e desenvolvimento de projetos entre professores e alunos de diferentes níveis de ensino, escolas, países e comunidades; despertar para a necessidade de criação de comunidades de aprendizagem intercultural no campo das artes; envolver professores, alunos, escolas, encarregados de educação, instituições e entidades locais através de trabalho conjunto na organização de atividades artísticas, bem como motivar, descobrir e valorizar novos talentos, no campo artístico, entre crianças e jovens.
O trabalho de Francisco Júnior foi desenvolvido no ano letivo transato, nas aulas de Educação Visual, enquanto aluno do 6.ºC e encontra-se destacado na imagem.