EFEMÉRIDE | EPM-CELP celebra hoje o Dia Mundial da Audição com olhar para a sensibilização
Numa época caraterizada pelo confinamento, devido à pandemia do novo coronavírus, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) celebra hoje (3 de março) o Dia Mundial da Audição, com intuito de sensibilizar a sociedade para as dificuldades que as pessoas com surdez (moderada, severa a profunda) têm em aceder à língua falada e escrita da comunidade em que vivem, o que tem reflexos ao nível da produção escrita, da linguagem, da comunicação e das aprendizagens e consequentemente na sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.De acordo com Ana Paula Gomes, Coordenadora do Departamento de Educação Especial, os casos de sucesso na integração da Pessoa com Deficiência, particularmente a auditiva, tendem a aumentar, mas “não tantos como o que seria expectável”, alertou a docente, acrescentando que “por isso, um longo caminho ainda nos espera a todos, de modo a criar as condições necessárias para que os surdos desenvolvam todo o seu potencial, o que implica construir escolas que aceitem e eduquem todos, até ao limite das suas capacidades”.
Para a docente, as ambições e o desejo pela total aceitação e apoio aos surdos não deve estar desconexa do trabalho já realizado pelos diversos atores sociais e implica um trabalho conjunto de toda a sociedade. “Ao longo dos tempos, a surdez foi encarada de diferentes formas e foi alvo, frequentemente, de discriminação e preconceitos. No passado, as pessoas com surdez eram entendidas como seres desqualificados e inferiores, que possuíam um defeito de nascença e, como tal, deveriam ser eliminados. Felizmente essa atitude já se alterou e hoje sabemos “que a aptidão para a aquisição de uma língua é genética, mas tem de ser estimulada pelo meio”, explicou.
Na EPM-CELP, as medidas para incluir os alunos com surdez passam por colocá-los de forma privilegiada na sala de aula, mais próximo do docente e do quadro; ajudar na descodificação dos textos e da linguagem e verificar se entenderam o vocabulário utilizado. Além disso, os alunos com surdez moderada a profunda não podem ser penalizados por uso de um vocabulário reduzido e frases curtas, troca de palavras devido a semelhança fonética, dificuldade na aplicação dos verbos ter, ser e estar, entre outros, inclusive nos exames.
“A dificuldade de produção e do domínio da fala, pelos mais diversos motivos, que impede ou prejudica o ato de comunicar, é uma das formas mais frequentes de marginalização, em qualquer faixa etária, em qualquer grupo social”, enfatizou a docente para que “o objetivo é, por isso intervir, o mais cedo possível para superar os constrangimentos que daí resultam”.
AVISO| Alteração à Tabela de Preços das Propinas
Cara Comunidade Educativa,
Continuando as atividades letivas em regime de E@D e até informação em contrário, decidiu a CAP continuar a aplicar descontos temporários nas propinas do mês de março, atendendo às circunstâncias extraordinárias que vivemos.
Os descontos excecionais aplicados nas propinas dos alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, para o mês de março, encontram-se na tabela publicada na nossa página oficial na internet.
Estas “condições excecionais de pagamento de propinas” não têm caráter cumulativo com quaisquer outros descontos em vigor, nomeadamente os referentes aos irmãos que frequentam este estabelecimento de ensino.
A Comissão Administrativa Provisória
Notícia| EPM-CELP Participou no Ciclo de Debates OBVIE 2021
A Escola Portuguesa de Moçambique Centro de Ensino e Língua Portuguesa participou, no passado dia 4 de fevereiro, na sessão de abertura de um ciclo de debates subordinado ao tema “A escola como espaço de promoção de cidadania democrática". Estes debates debruçam-se sobre temáticas significativas no âmbito da Educação e da gestão pedagógica das escolas e irá decorrer entre 4 de fevereiro e 8 de junho, terminando com um seminário nos dias 28, 29 e 30 de junho.
A Presidente da CAP, professora Luísa Antunes, e a Adjunta, professora Cristina Viana, enriqueceram o debate oferecendo uma perspetiva do que tem sido o investimento da EPM-CELP nesta área, tendo recorrido a exemplos das práticas que a nossa escola tem desenvolvido, numa participação que dignificou a instituição.
A iniciativa, com a qual a EPM-CELP colaborou, inscreve-se no Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) e pode assistir-se ao debate através desta ligação:
Efeméride| Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Com o objetivo de alcançar o pleno e igual acesso e participação na Ciência por parte de raparigas e mulheres, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução A/RES/70/212, em 22 de dezembro de 2015, declarando o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem encetado diversos esforços para inspirar raparigas e mulheres a seguirem o caminho da Ciência, todavia, muitas continuam a ser excluídas de uma participação efetiva nesta área. Um estudo realizado pela ONU em 14 países, revela que a probabilidade de estudantes femininas concluírem licenciaturas, mestrados ou doutoramentos nas áreas científicas são de 18%, 8% e 2%, enquanto a percentagem de estudantes masculinos é de 37%, 18% e 6%, respetivamente.
Em Portugal, apesar dos grandes avanços ocorridos após a revolução de 25 de Abril de 1974 em matéria de igualdade entre mulheres e homens, os indicadores refletem um maior número de rapazes em áreas de estudos das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (CTEM) do que raparigas. Embora esta assimetria seja menos acentuada do que noutros países e, por exemplo, as portuguesas representem mais de metade das pessoas diplomadas em Ciências, Matemática e Informática, já nas Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção elas são ainda apenas 33%.
Desta forma, continua a assistir-se a uma segregação das ocupações profissionais em razão do sexo, muitas vezes com as mulheres a ocuparem áreas profissionais que não são tão reconhecidas, nem tão bem remuneradas.
Porque a ciência e a igualdade de género são vitais para o desenvolvimento sustentável das sociedades, é preciso incentivar rapazes e raparigas, homens e mulheres, a experimentar todas as possibilidades que a realidade oferece e, assim, poder fazer as suas escolhas de forma livre e informada.
Até à igualdade!
Mãos na Ciência
Cooperação| EPM Participa em Projeto Internacional de Robótica
A EPM-CELP através das Mãos na Ciência irá participar num projeto liderado pelo planetário – Casa da Ciência de Braga e coordenado por Henrique Cacheta. O projeto “Code Learning with astromical ideas” envolve Portugal, Moçambique e Timor Leste, sendo financiado pela União Astronómica Internacional (IAU) Office of Astronomy for Development, visando promover os objetivos de desenvolvimento sustentável nos países mencionados.
O objetivo principal desta iniciativa é desenvolver um projeto educativo inovador na área da programação e robótica e consiste na criação de um programa para ensino de programação baseado na utilização de microbits (pequenos computadores) programáveis onde os alunos irão aplicar as suas aprendizagens à exploração espacial e à astronomia. Está ainda prevista a receção de materiais educativos, tais como kits programáveis e os manuais de formação contemplando o atual contexto de ensino à distância.
O projeto envolve numa 1ª fase (até julho de 2021), a formação de professores, e posteriormente dos alunos (a partir de setembro de 2021). É importante salientar que a EPM-CELP ficará capacitada para replicar a formação junto da restante comunidade escolar (escolas estrageiras e moçambicanas).
A coordenadora do projeto Mãos na Ciência, Sónia Gama Pereira, explica a importância deste projeto na preparação dos jovens para os novos desafios da sociedade moderna: “A visão deste projeto passa pela implementação de práticas pedagógicas divertidas que incutam nos jovens competências de programação e robótica presentes nas suas vidas. O projeto promove ainda a compreensão do mundo, o desenvolvimento do raciocínio e o estímulo da criatividade.”
Efeméride| Dia da Internet Segura
Hoje celebra-se o Dia da Internet Mais Segura 2021 (9 de fevereiro de 2021) e o tema deste ano é: “Juntos por uma Internet melhor".
A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir, fazendo um uso correto e responsável. Alunos, professores, encarregados de educação, entre outros, todos devem participar.
Este dia é uma iniciativa anual que tem como objetivo envolver e UNIR todos na promoção de atividades de consciencialização em torno do uso seguro, ético e responsável das TIC.
Assim, convidamos toda a comunidade educativa a visualizar alguns vídeos alusivos à temática em questão.
Grupo Disciplinar de Informática
Safer Internet Day: Together for a better internet!
Dicas Internet Segura 2021 #1
Dicas Internet Segura 2021 #2
Dicas Internet Segura 2021 #3
Dia da Internet Segura visto pelo Francisco Lucas Pires do 2ºC - EPM-CELP:
AVISO| Suspensão das Atividades Letivas Presenciais
Na sequência da comunicação ao país de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República de Moçambique, todas as atividades letivas presenciais na EPM-CELP encontram-se suspensas a partir de amanhã, sexta feira, 5 de fevereiro de 2021, inclusive, pelo período de trinta dias.
As atividades letivas continuarão através da metodologia de Ensino a Distância, em regime síncrono e assíncrono como, de resto, temos estado a fazer com todos os anos de escolaridade exceto os 1º, 2º, 9º, 11º e 12º anos.
Brevemente, os senhores Diretores de Turma/Professores Titulares farão chegar aos alunos e às famílias informações mais detalhadas.
A Escola faz-se com alunos e o processo de ensino aprendizagem, por excelência, é presencial, contudo, estes tempos de exceção obrigam-nos, a todos, por motivos de prevenção, a adotar estas metodologias sendo certo que tem sido possível continuar a desenvolver aprendizagens de qualidade com recurso às mesmas pelo que vamos encarar mais esta fase com dedicação, espírito de sacrifício, e a certeza de que continuaremos a implementar estratégias pedagógicas e didáticas de qualidade.