MENSAGEM DE PESAR | Faleceu a professora Odete Sol
Nunca é fácil escrever uma nota fúnebre. E é sempre doloroso. Hoje é ainda mais difícil. Não há palavras que consigam expressar a dimensão da consternação e da tristeza que sentimos na hora do adeus àquela que foi, sem qualquer espécie de dúvidas, uma das melhores de nós. A nossa comunidade está incomensuravelmente mais pobre, mais triste. Está incomensuravelmente coartada na sua riqueza humana e inteletual. A Odete Sol era mais do que uma professora na nossa comunidade, e era mesmo mais do que uma amiga. Era uma pessoa de valores, ideais e era uma pessoa que encarava a sua profissão como uma missão: a missão de fazer bem, a missão de transformar para melhor, a missão de fazer brilhar, como o seu nome indica, os pequenitos que chegavam às suas mãos.A Odete Sol passou por nós sempre com delicadeza. A Odete Sol passou por nós sempre com uma inabalável esperança no olhar, com um sorriso, com uma voz tranquila, com uma atitude serena. Até parecia que era fácil viver assim. E talvez, para ela, fosse, porque era uma pessoa genuína, verdadeira, com uma maravilhosa tendência para não complicar o que às vezes já se apresentava complicado. A nossa colega vai fazer-nos muita falta. E já temos saudades da forma como nos saudava quando se cruzava connosco. Vamos guardar carinhosamente nos nossos corações a memória de ti, Odete. Vamos preservar o Sol que vivia na tua pessoa e vamos todos os dias tentar seguir o teu exemplo.
A EPM-CELP endossa à família enlutada as suas mais profundas condolências e partilha da sua dor porque é também a nossa dor, a dor desta comunidade.
É, pois, com profunda tristeza, que comunicamos que hoje, 27 de março de 2021, a nossa querida colega Odete Sol deixou este mundo e foi brilhar no outro local, onde espera por nós com um sorriso e uma palavra de conforto.
NOVIDADE | Alunos da EPM-CELP comemoram a Francofonia "en classe"
Celebrar a Francofonia pode ser já considerada uma tradição na EPM-CELP, já que desde 2016 que a data do aniversário da Organização Internacional da Francofonia (OIF), 20 de março, é assinalada na nossa escola com várias atividades em que se festeja a aprendizagem da língua francesa e se sensibilizam os alunos de francês para a importância do espaço geográfico da OIF e sua missão.Têm sido momentos em que a Área Disciplinar de Francês e os seus alunos partilham, com a comunidade educativa e outras instituições, aprendizagens e vivências em que o francês esteve em festa: representações teatrais, música, cinema, gastronomia, exposições… Assim foi até março de 2020, data em que o mundo foi assolado pela Covid-19.
Este ano “Malgré la Pandémie, on a fêté la Francophonie en classe”. As turmas de Francês recordaram a importância da aprendizagem desta língua, os objetivos da OIF e produziram pequenos cartazes e vídeos para assinalar este momento.
Desenhou-se, falou-se, cantou-se, sonhou-se, sorriu-se en français.
Momentos de grande simplicidade em que, de 16 de março a 19 de março, professores e alunos deram “as mãos” para lembrar en classe o 51º aniversário da OIF, concluindo que “la Francophonie est un soleil dans la planète”!
Ficam aqui alguns testemunhos dos momentos singulares em que os nossos alunos brilharam no maior e mais extraordinário de todos os palcos: la salle de classe!
"Mémoclasse"- pour ne pas oublier le Français
EFEMÉRIDE | Dia Internacional da Síndrome de Down
A Down Syndrome International escolheu o mês de março e o dia 21 por fazerem alusão à alteração genética produzida pela presença de um cromossoma a mais no par 21, que caracteriza a Síndrome de Down, e ao facto de nas pessoas com esta síndrome existirem 3 exemplares (trissomia), ou seja, em todas as células do seu organismo existe um cromossoma extra.Esta modificação genética afeta o desenvolvimento da pessoa com esta síndrome, determinando algumas características físicas e cognitivas.
As crianças com esta problemática devem, tal como qualquer outra criança, ter acesso a uma educação inclusiva, isto é, estar na escola para aprender o máximo e interagir uns com os outros independentemente das diferenças que possam apresentar. Assim, cabe à escola reestruturar a sua organização curricular de forma a ir de encontro às suas necessidades e desenvolver todo o potencial de cada um.
Neste sentido, recorda-se a Declaração de Lisboa, sobre Equidade Educativa, saída do 8º Congresso Internacional do Apoio Educacional Inclusivo, ocorrida em 2015, cujo objetivo foi “assegurar que a agenda Educação para Todos” das Nações Unidas fosse efetivamente para todos, promovendo o desenvolvimento de uma educação inclusiva. Nesta declaração definiram-se três justificações para uma escola verdadeiramente inclusiva:
i) A primeira justificação é educacional – a escola deve desenvolver-se de forma a educar todos.
ii) A segunda justificação é social - uma escola inclusiva é por si só capaz de mudar as atitudes perante as diferenças individuais, e à medida que educa todos conjuntamente constrói a base para uma sociedade mais justa, solidária, acolhedora e participativa.
iii) A terceira justificação é económica - é menos dispendioso educar todos em conjunto de que separar grupos por sistemas diferentes.
A EPM-CELP associa-se a este movimento internacional por ser uma escola verdadeiramente inclusiva!
NOTA INFORMATIVA | Esclarecimentos sobre a retoma das atividades presenciais
Cara Comunidade Educativa,Na retoma das atividades presenciais, apercebemo-nos de algumas questões que envolvem a segurança dos nossos alunos, nas entradas e saídas da escola, e que mereceram a nossa atenção:
Apelamos à compreensão de todos na certeza de que procuramos fazer o melhor para acautelar a segurança e o bem-estar dos nossos alunos, vossos educandos.
NOVIDADE | Alunos da EPM-CELP obtêm amplo sucesso nos exames DELE
Os resultados dos exames para a obtenção do diploma de Espanhol – DELE, realizados em novembro passado, já foram divulgados e com eles uma inequívoca constatação: 42 alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e três de escolas e instituições de Maputo passaram nos exames. Os números representam 100 por cento dos examinados e, segundo Uriel Guerra, professor de Espanhol na nossa escola e tutor dos exames, os mesmos demonstram empenho e facilidade nos processos de aprendizagem daquela Língua, mas reitera que os alunos devem trabalhar mais a expressão e interação escrita.Dos 42 alunos examinados na EPM-CELP, 36 concorreram à certificação de nível escolar A2/B1 e os restantes seis ao B2. A EPM-CELP realizou o exame pela segunda vez consecutiva e visa dar oportunidades aos alunos para a obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), usado para o reconhecimento internacional na candidatura a bolsas de estudo e atribuição de prémios, bem como na obtenção de vistos de estudo em Espanha, tendo validade vitalícia.
Os próximos exames serão nos dias 21 e 22 de maio e o prazo de inscrição termina no dia 17 de março corrente. As provas são divididas em quatro fases. A primeira de compreensão textual, seguida de resolução de problemas; a segunda auditiva, na qual os alunos ouvem um áudio enviado pela tutela para que estes, mais uma vez, resolvam os problemas; a terceira, de expressão textual e a quarta consiste numa entrevista.
Os exames do DELE avaliam diferentes competências linguísticas do Espanhol como Língua Estrangeira e são elaborados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis (A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade). A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.
EFEMÉRIDE | Dia Internacional da Mulher
“A Branca de Neve” por Paula RegoA Mulher Mais Bonita do Mundo
estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita.
entro na casa, entro no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio
de ouro.
entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como
se tocasse a pele do teu pescoço.
há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim.
estás tão bonita hoje.
os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.
estás dentro de algo que está dentro de todas as
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever
a beleza.
os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.
de encontro ao silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é aquilo que quero dizer.
COMUNICADO | Retoma faseada das atividades letivas presenciais
Cara Comunidade Educativa,Na sequência do comunicado de Sua Excelência, o Sr. Presidente da República de Moçambique, apresentado ao país ontem à noite, decidiu a CAP, ouvidos os Coordenadores e a equipa do Plano de Contingência, proceder à reabertura faseada das atividades letivas presenciais no próximo dia 9 de março.
A retoma destas atividades destina-se, nesse dia, a alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no período da manhã, e do 7º, 8º e 10º anos de escolaridade, no período da tarde. São retomadas também as atividades do Curso Profissional de Técnico de Turismo e da Sala de Ensino Estruturado (de acordo com o ciclo de ensino em que se encontram os alunos).
No dia 11 de março, 5ª feira, terão início as aulas presenciais dos anos de exame – 9º ano, 11º e 12º anos.
No dia 15 de março, segunda-feira, retomarão as atividades presenciais os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade. Está em avaliação a possibilidade de retoma das turmas do pré-escolar.
O Desporto Escolar e todas as atividades extracurriculares continuam suspensas.
Mantêm-se os procedimentos de segurança implementados no passado mês de janeiro com vista à garantia do distanciamento físico. Os intervalos, de manhã e à tarde, são alternados entre os diferentes anos de escolaridade, com espaços próprios. Em todos os anos de escolaridade há intervalos passados na sala de aula, com exceção do 1º ciclo.
Também a saída da escola, no final do turno da manhã e da tarde, está já definida por ano de escolaridade, nos diferentes portões, com professores nomeados para o serviço. No 7º, 8º e no 10º anos, a última aula termina, respetivamente, às 17.30 (7º e 8º) e 17.40, pelo que o intervalo das 16.50 é convertido em tempo de aula, havendo lugar apenas a troca de professor. Em todos os espaços de circulação é reforçada a supervisão, assegurada por funcionários e por docentes destacados para estas tarefas.
Todos os alunos são obrigados a usar máscara, segundo as medidas de prevenção ao COVID19 referenciadas no Protocolo Sanitário do MISAU. O aluno que se apresentar sem máscara ou não respeitar as regras de segurança sanitária será convidado a regressar a casa. Providenciamos dispensadores de álcool gel nas diferentes zonas usadas por alunos.
Reforçamos de novo a recomendação de vigilância ativa de sintomas de infeção em qualquer um dos elementos do agregado familiar ou círculo de contactos dos alunos, informando a Escola, quando tal se confirme, através do email do Plano de Contingência (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Continuamos a contar com a confiança que sempre têm depositado em nós.