A EPM-CELP tem o grato prazer de informar toda a Comunidade Educativa que a Masterclass está de volta para a sua edição de 2023.
Este ano, a XVIII Masterclass decorrerá entre os dias 22 de junho e 2 de julho.
Aceda aqui a toda a informação sobre a Masterclass 2023.
Alunos de Biologia e Geologia do 10.º ano, das turmas A1 e A2, da EPM-CELP, adquiriram novas competências e realizaram atividades diferentes no decurso do segundo período. No dia 13 de fevereiro, os estudantes apresentaram aos colegas de turmas, no Auditório Carlos Paredes, os seus trabalhos de pesquisa, cujo objetivo era, não só a análise crítica de uma notícia de jornal sobre vulcanismo, mas também prepará-los para cenários de apresentação individual de trabalhos num espaço maior e com uma audiência diferente do habitual. E, de acordo com os professores, a experiência foi enriquecedora para todos.
Em março, os alunos da turma 10.º A1 foram desafiados a realizar um trabalho sobre construção antissísmica, em suporte vídeo, que teria como destinatários os seus colegas do 2.º ciclo. O resultado final, quer em termos científicos, quer em termos audiovisuais, deixou a docente Dora Vieira muito satisfeita.
Na última segunda-feira do segundo período (27 de março), de novo em atividade conjunta, as turmas A1 e A2 do 10.º ano realizaram uma visita de estudo à exposição “Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros – o seu uso e conservação na Baía de Maputo”, patente na Fortaleza de Maputo. Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de validar os guiões da referida exposição, que tinham sido previamente produzidos pela área disciplinar de Ciências Naturais da EPM-CELP. Foi uma forma diferente de começar o programa de Biologia do 10.º ano.
No âmbito das comemorações da Semana da Leitura, o Projeto da EPM-CELP, Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros), recebeu, entre os dias 27 e 31 de março, quatro bibliotecários da Ilha de Moçambique. Nesta visita a Maputo, Binaime Molde e Atija Charamadane, da Biblioteca Pública Distrital; Amélia Costa, da Biblioteca da Escola Secundária; e Rui Florindo, do Instituto Médio Profissional, foram, também, recebidos pela Presidente da CAP da nossa Escola, Luísa Antunes, pelo Subdiretor, António Marques, e pela Adjunta, Cristina Viana; na Embaixada de Portugal em Moçambique, por Sua Excelência o Embaixador, António Costa Moura, pela Conselheira para a Cooperação, Patrícia Pincarilho, e pelo Responsável pelos Serviços de Referência e Gestão do Acervo Bibliográfico da Biblioteca do Camões, Matteo Angius. Aos anfitriões, os Bibliotecários ofereceram lembranças trazidas da Ilha de Moçambique.
A visita dos bibliotecários, financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., teve como principal objetivo a recolha de experiências, na área da dinamização de bibliotecas, e foi acompanhada pela equipa do projeto Mabuko Ya Hina, constituída pela docente da EPM-CELP e coordenadora do projeto, Ana Albasini, e pela colaboradora Rosário Chaveiro. Esta equipa elaborou um Programa alusivo às comemorações da Semana da Leitura, que contemplou atividades diversas, com vista à realização de aprendizagens que constituam uma mais-valia para o desempenho das funções que os bibliotecários exercem.
Durante a Semana da Leitura, os bibliotecários da Ilha de Moçambique participaram nas finais dos Concursos de Soletração e de Leitura Expressiva, promovidos pela Biblioteca Escolar José Craveirinha, e ouviram, nesta biblioteca da EPM-CELP, a comunicação proferida por Elmano Madaíl sobre a importância da leitura para a realização de múltiplas aprendizagens.
Os bibliotecários visitaram, ainda, a Escola Primária Completa da Imaculada, onde a equipa do projeto Mabuko Ya Hina e a Associação de Finalistas Universitários de Moçambique dinamizaram uma atividade, junto de um grupo de alunos da 6.ª Classe, subordinada ao tema “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade”.
Os formandos acompanharam a visita da equipa do projeto Mabuko Ya Hina e da presidente da CAP à comunidade de Madjadjane, onde a nossa escola procedeu à entrega oficial de duas Maletas de Leitura às Escolas Primárias Completas de Madjadjane e de Salamanga. Na cerimónia, os bibliotecários surpreenderam o público presente, contando uma história aos alunos, apresentando uma dança e participando nas danças das mamanas de Madjadjane.
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No último dia das comemorações da Semana da Leitura, os bibliotecários da Ilha de Moçambique visitaram a Biblioteca da EPC Polana Caniço A, onde assistiram à leitura dramatizada de uma história, apresentada por um grupo de alunos da 6ª Classe, e encerraram as atividades com chave de ouro, contando uma história e ensinando uma canção e uma dança aos alunos e ao bibliotecário da escola anfitriã.
No final da semana de trabalho, os bibliotecários avaliaram positivamente a visita a Maputo e regressaram à Ilha de Moçambique com o firme propósito de implementar as aprendizagens realizadas.
O movimento ambientalista de alunos, Unidos Pelo Ambiente (UPA), da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em parceria com a Digesco, deslocou-se, na passada sexta-feira, à Escola Primária Completa Filipe Samuel Magaia, no bairro de Kumbeza, em Maputo, para mais uma ação de sensibilização e educação ambiental.
Sob o lema “Cuidar da Escola com Amor, Limpa e Torná-la um Jardim!”, a ação, cujo objetivo era sensibilizar alunos e pais e encarregados de educação sobre a importância de respeitar o nosso Planeta e a Sustentabilidade, começando por cuidar da escola e do local onde vivem (comunidades), incluiu palestras sobre o “plantio de árvores”, “reciclagem do lixo”, bem como a pintura de Ecopontos e a recolha de lixo pelo pátio da escola para a posterior depósito em locais assinalados.
Sempre atentos à problemática ambiental, os alunos do movimento UPA consolidam as suas aprendizagens partilhando experiências com colegas de diversas escolas moçambicanas. Por exemplo, a estes, da EPC Filipe Samuel Magaia, ficou no fim a missão de disseminarem a informação nos seus bairros e nas suas famílias.
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Em resposta às recentes chuvas registadas na região sul do país, que fustigaram a província de Maputo, sobretudo o distrito de Boane, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), em parceria com o Clube Ubuntu, entregou, ontem, cerca de 60 caixas de diversos produtos à Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, destinados às vítimas das enxurradas naquele distrito do país.
Os produtos, compostos essencialmente por géneros alimentares e outros de primeira necessidade, de higiene e vestuário, foram doados pela comunidade educativa, alunos do pré-escolar ao ensino secundário, encarregados de educação, professores e funcionários.
Em fevereiro, seis mortos, dos quais quatro em Boane, e mais de 36 mil pessoas foram afetadas pelas cheias na província de Maputo, no sul de Moçambique. Hoje, passado um mês, a vida da população retoma a normalidade, mas ficam profundas marcas de dor e desespero. Por isso, a EPM-CELP e o Ubuntu consideram este ato de solidariedade uma forma de amenizar o sofrimento e devolver o sorriso à população.
Com o 22.º XIRICO chegámos ao final do segundo período e nesta rubrica vamos falar de dois eventos de relevo a decorrer na EPM-CELP. Para falar-nos da Feira do Futuro, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, destinada aos alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário, contamos com a presença de Carolina Dias, secretária da APEE-EPM.
De 27 a 31 de março celebramos a Semana da Leitura, e a Biblioteca José Craveirinha apresenta-nos um programa recheado de atividades.
O momento UPA desta semana chama a atenção de todos nós para a Hora da Terra.
Os jogos são grandes aliados no ensino da Matemática, pois o jogo desencadeia situações nas quais o aluno, para além da fase de diversão inicialmente vista na atividade, parte para uma fase de análise de atitudes, desenvolvendo a autonomia necessária para o estabelecimento de conexões, raciocínios lógicos e consequentemente a construção do conhecimento. O aluno obriga-se a estabelecer estratégias, testando-as a fim de vencer o jogo.
Os alunos de duas turmas do 7º ano, 7ºE e 7ºF, foram pioneiros na aprendizagem do jogo moçambicano NTXUVA, o Xadrez Moçambicano. Com recurso a materiais do dia a dia e sob orientação das professoras Sara Piscarreta e Maria da Luz Fonseca e a colaboração dos professores estagiários de Matemática da Universidade Eduardo Mondlane, Leopoldina Matias e Albano Viega, foi proporcionado aos alunos uma aula diferente, aprender a brincar. Aprender a jogar um jogo de tabuleiro muito popular, considerado património de Moçambique e de África.
Foi interessante verificar que alguns alunos conheciam o jogo através dos seus avós e, após esta aula, ainda se mostraram mais interessados em conhecer mais sobre este jogo. A capacidade de resolver problemas e criar estratégias para vencer o adversário é um dos objetivos das docentes, para além de dar a conhecer aos alunos um legado cultural moçambicano.
Paralelamente, as duas professoras estabeleceram uma parceria com os professores de Educação Visual das duas turmas, Calisto Namburete e Inês George, com o objetivo de cada aluno desenvolver a sua criatividade e fabricar o seu próprio tabuleiro.
A atividade vai continuar… E prometemos mais encontros.
O futuro dos seus educandos é a prioridade da nova Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP. Entre 24 e 30 de março, decorre a Feira do Futuro, um evento promovido por aquela associação, pela Coordenação e pela Direção da Escola, que visa contextualizar e preparar os alunos para o acesso ao Ensino Superior nas áreas de Ciências e Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Desporto, Gestão e Economia, Artes e sobre as lideranças. Dezenas de profissionais de diversas áreas partilharam, individualmente, as suas paixões e os desafios das suas profissões com alunos dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos.
Marcos Pereira é biólogo marinho e tem dois filhos na EPM-CELP. Para ele “não há escolhas certas. A escolha certa é tu fazeres uma coisa que gostes. E isso não te impede que, ao longo do caminho, faças outra. Não há norma, não há padrão. Não é proibido ter uma nova profissão, ter outras paixões. Então, é preciso que os alunos saibam que nas escolhas interessa a paixão, a dedicação e o brio”, explicou.
O encarregado de educação, confessou, faz parte de uma geração sem muitas referências profissionais, o que, por sua vez e aliado à liberdade dada pelo seu pai, contribuiu para a busca dos seus sonhos. “Esta é uma iniciativa ótima para os nossos filhos. Ouvir histórias de pessoas reais, contadas na primeira pessoa é mais inspirador que um testemunho da TV. Isto porque, normalmente, as referências imediatas são dos membros da nossa família. No meu caso, por exemplo, foi completamente diferente. Também porque tive o apoio do meu pai e muito cedo descobri a minha paixão pelo mar”, contou Marcos para quem “nunca passei por nada parecido, nem quando era mais jovem e precisava de uma orientação”.
Cristina Leitão não tem nenhum tipo de vínculo com a EPM-CELP. Foi convidada para falar de si, das suas paixões e desafios como mulher formada em Informática e Gestão de Empresas e consultora de profissão. Está em Moçambique há dois anos e vê nesta iniciativa uma viragem, um expandir de oportunidades que visam estimular os sonhos dos alunos. “Como mulher informática ainda não sinto nenhum tipo de discriminação. O que sinto é um machismo generalizado, tal como acontece em todas as áreas”, esclareceu.
Aos alunos, que foram passando na sua “mesa de inspirações”, consciencializou sobre a paixão pelo trabalho. Isto é, “Todas as escolhas que fazemos com amor são certas, mas, independentemente do que vão fazer, têm de ir para o trabalho que gostam e que façam com coração. Levantar da cama sem um objetivo, sem gosto, não é viver. Portanto, Graças a Deus não somos árvores: podemos ir mudando de preferências, podemos trabalhar em qualquer parte do Mundo, podemos ter várias profissões, para estimular ou preenchermos as nossas paixões”.
Desde o primeiro dia, a Feira do Futuro tem-se mostrado um evento com um referencial inspirador para os alunos dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos. Hoje, o programa foi dividido em dois momentos. O primeiro, “speed dating das profissões”, colocou, no átrio principal e na nova cantina, os alunos em diálogo com profissionais de diversas áreas, tais como médicos, jornalistas, biólogos, engenheiros, pilotos, entre outros, e o segundo incidiu na importância das soft skills, no Auditório Carlos Paredes.