Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

web carnaval19 02 web carnaval19 03
Os alunos da turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), visitaram, na manhã da sexta-feira, 24 de fevereiro, o Museu de História Natural onde tiveram a oportunidade de explorar os diversos espaços e observar situações práticas relacionadas com a sua formação. Enquadrada no âmbito do módulo de Técnicas de Informação e Animação Turística (TIAT), os alunos aprenderam, igualmente, sobre atendimento e receção, interesse histórico do edifício e do próprio museu, observação dos circuitos de visita e dos sistemas de sinalética e informação, bem como, exploração de áreas de acolhimento como “centros interpretativos ou zonas de lazer”.

Esta foi mais uma sessão formativa, repleta de referências práticas que sustentam os conteúdos estudados em contexto de sala de aula, visando estimular e aprofundar conhecimentos sobre o perfil de um profissional ligado ao setor do turismo.
Carnaval0Adiado por duas vezes, devido às condições climáticas, hoje, o Carnaval da EPM-CELP foi uma realidade. Entre um calor intenso e uns sopros de amenidade, que se fazem sentir em Maputo, pequenos e graúdos entraram na folia carnavalesca e agitaram o ambiente. Alguns como heróis, princesas, com confetis, purpurinas, máscaras, pinturas faciais e outros como animais selvagens. A festa, dinamizada pelos alunos finalistas do 12.° ano, tinha o objetivo de angariar fundos para ajudarem a Casa do Gaiato e custear as despesas da sua festa de finalistas.

Em quase toda a Escola aconteceu a magia: ora como espaço de desporto, remando ou nadando na piscina insuflável, ou derrubando pinos no boliche; feira gastronómica, com pratos moçambicanos e portugueses, e de artesanato com pulseiras diversas; tranças, pinturas faciais e decorativas, na Floresta Encantada; no “pavor” na Casa do Terror; exibição de talentos no Karaoke; e muita diversão em qualquer ponto.

De acordo com Larissa Gil, vice-presidente da comissão organizadora, embora a adesão tenha sido fraca – em termos de receita, comparativamente com o ano passado –, cumpriu-se alguns objetivos da festa: manter a tradição e reaproximar as pessoas através da diversão. E as imagens falam por sim!
web carnaval19 02 web carnaval19 03
web carnaval19 05 web carnaval19 04
web carnaval19 01 web carnaval19 06
web carnaval2 mar19
web carnaval19 02 web carnaval19 03

ChandlerNos passados dias 9 e 10 de fevereiro, as Turmas A, B e C, do 8.º Ano, da EPM – CELP, comemoraram o Dia de La Chandeleur, vendendo, na escola, crepes confecionados pelos próprios alunos.

A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Francês, pois trata-se de uma festa comemorada, anualmente, em França, no dia 2 de fevereiro: a festa dos crepes da França.

Como vem acontecendo há alguns anos, os alunos e os professores ofereceram a verba angariada com a venda dos crepes ao Projeto Mabuko Ya Hina. Este Projeto de Cooperação da EPM – CELP visa a criação de Bibliotecas Escolares e a atribuição de Maletas de Leitura a escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.

Para agradecer e receber, oficialmente, o presente dos alunos do 8.º Ano, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou um encontro que se realizou ontem, 23 de fevereiro, no átrio Principal da EPM – CELP.

Neste encontro, a Coordenadora do Projeto, Ana Albasini, apresentou um Carro Biblioteca, oferecido pela nossa escola à Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras, e explicou aos alunos do 8.º Ano que a verba por eles angariada será aplicada na compra de livros para o apetrechamento do referido Carro.

A Professora Faira Semá, representando os Professores que dinamizaram a atividade, Patrícia Alves e Mahomed Langa, falou sobre o significado do Dia de La Chandeleur e agradeceu aos alunos pelo seu empenho na comemoração desta data.

Em representação das turmas, falou o aluno Guilherme Ferreira, do 8.º B, dizendo ser gratificante, para os alunos da EPM-CELP, cooperar com as escolas moçambicanas.

A Presidente da CAP, Luísa Antunes, encerrou o encontro, elogiando a atividade realizada e felicitando os alunos, pela sua atitude cívica e solidária. 
chandler 1

A 17.ª edição da rubrica Xirico é dedicada ao Dia Internacional da Língua Materna que se celebrou a 21 de fevereiro. E destacamos a Língua Portuguesa, a 5.ª mais falada no Mundo e a 3.ª no Ocidente. Para além de Portugal, países como Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil têm o português como Língua Oficial, num total de cerca de 260 milhões de falantes.

Na segunda parte do nosso Xirico, temos o já habitual momento UPA. 

escola azul A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) recebeu, recentemente, aprovação para fazer parte da comunidade escolar Escola Azul. A designação agora atribuída à EPM-CELP implica o envolvimento ativo na compreensão da influência do Oceano na Humanidade e da nossa influência no Oceano. Esta aprovação, a primeira em 2023, reforça o compromisso da Casa Amarela para com as medidas de prevenção, mitigação e remediação dos impactos da falta de sustentabilidade lecionados nas aulas de Educação para a Cidadania.

De acordo com a organização, a Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceans. O programa distingue e orienta as escolas que trabalham temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo na Literacia do Oceano.

Assim, como membro Escola Azul, a EPM-CELP tem a missão de começar o seu desafio azul, nomear os seus dois embaixadores, um rapaz e uma rapariga, e comunicar os seus nomes aos organizadores. Para além de outras obrigações protocolares, tem ainda a obrigação de celebrar um dos dias comemorativos do Oceano, bem como participar em reuniões anuais do programa.

dele O Instituto Cervantes iniciou o período de inscrição, até 15 de março, para as provas do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) que decorrerão nos dias 12 e 13 de maio próximo. Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira têm sete níveis: DELE A1, A2, B1, B2, C1 e C2, bem como DELE Escolar A2/B1 – o mais adequado para os alunos adolescentes.
 

Para as inscrições, são necessários os seguintes documentos: 

- Uma fotocópia do Bilhete de Identificação, Passaporte ou outro oficial com fotografia do candidato. 

- O valor em numerário referente ao nível escolhido.  

- Preenchimento do formulário de inscrição DELE 2023 disponível em: http://dele.cervantes.es/

Pode-se igualmente contactar o professor de Espanhol, através do seguinte email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

dele preços
cidadania digitalA preocupação com os crimes digitais e os mecanismos de rastreamento através da partilha de mensagens de teor ou intenção criminosa, juntou, na noite de ontem, no Auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, dezenas de encarregados de educação para descortinarem procedimentos de responsabilização deste tipo de infração que, atualmente, vem atingindo pessoas incautas devido ao hábito de encaminhamentos sem critério. Proferida pelo ex-aluno, advogado e encarregado de educação, Rodrigo Rocha, e o Common Sense Educator, Marco Frazão, a palestra “Conversas de adultos Cidadania Digital 2023” procurou igualmente dotar os presentes de ferramentas legais e de cidadania que visam proteger a si próprios e aos seus dependentes.



Para Rodrigo Rocha, os corredores de seguimento tem vitimado muita gente inocente que, sem a devida noção e reflexão, filma e/ou partilha imagens e mensagens que colocam em causa a dignidade da pessoa humana. “Temos de ter muito cuidado com as assinaturas digitais. A investigação para crimes digitais é de dez anos. Imaginemos, agora, os nossos filhos com 16/17 anos a serem inquiridos sobre um crime daqui a dez anos”, refletiu o advogado para quem “As assinaturas vão sempre seguir a mensagem. Se nós tivermos um telefone que só usamos para cometer um crime, por exemplo uma `bombinha´, a tecnologia permite saber que telemóveis estiveram próximo dessa `bombinha´. É a partir daí que se segue o rasto”.

E esta reflexão não se esgota somente num simples ato de consciencialização dos mais jovens. O palestrante afirmou que é dever dos pais, também, verificar os conteúdos recebidos ou contidos nos telemóveis dos seus filhos. E argumenta: “Isto é de Lei. Não é um capricho dos pais verem os telemóveis dos seus filhos. É uma obrigação”.

Quem corrobora com esta visão é Marco Frazão, que partilhou a sua experiência a partir de Portugal através da plataforma Zoom. “Nós não devemos ser pais que não sabem de nada sobre os filhos. É nossa obrigação ver o que se passa no telemóvel do nosso filho. Às vezes dá prazer, porque eles têm vídeos espetaculares, mas às vezes dá vergonha. Mas é preciso estarmos sempre lá”, disse, acrescentando que “A cidadania digital tem como objetivo reforçar as competências dos alunos no sentido de usarem cada vez melhor o mundo digital.”
rodrigo rochaAos pais e encarregados de educação, o professor, com experiência de seis anos na educação para a cidadania digital, falou igualmente do tempo que os filhos gastam em frente ao ecrã, sobretudo os que preferem trancar-se nos quartos durante horas. “O ecrã é um privilégio, não é um direito da criança. Não está escrito em lugar nenhum que é imperioso dar um telemóvel a uma criança, adolescente ou jovem. A criança tem de merecer, tal como damos outras coisas por merecimento”, explicou.

Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, admitiu a incapacidade da Escola lidar com esta situação sozinha. Por isso, apelou a contribuição dos pais e encarregados de educação na vigilância e na sensibilização dos seus filhos. A palestra “Conversas de adultos Cidadania Digital 2023” foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e transmitida em direto na página oficial da EPM-CELP pelo CRE com progressos significativos em relação a transmissões anteriores.

Se ainda não assistiu, não perca este debate!
Como não podia deixar de ser, o 16.º Xirico é uma emissão apaixonada que celebra o Dia dos Namorados/dos Amigos e conta com a extraordinária presença do Bruce, da Luana e da Matilde, alunos do primeiro ciclo. Na segunda parte, o momento UPA vem alertar para a necessidade de preservação de alguns dos animais de África, sem os quais o nosso ecossistema ficará em desequilíbrio.

Não perca!
❤️❤️❤️❤️❤️❤️

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo