INTERCÂMBIO | Galeria Virtual celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa
No âmbito de um intercâmbio entre alunos da EPM-CELP e da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, os alunos dos 12.ºA3 e A4, sob a orientação da professora Margarida Cruz, criaram uma galeria de arte virtual com poemas de autores da CPLP e ilustrações criadas por alunos das duas escolas. A atividade consistiu na escolha de textos e sua ilustração em regime de reciprocidade.
Rádio e TV EPM | Xirico 26
COOPERAÇÃO | Mabuko Ya Hina leva alunos da EPC da Imaculada ao Sari Garden Centre
No âmbito da parceria com o “Plano Cultural de Escola/Plano Nacional de Artes da EPM – CELP, o Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) organizou, no passado dia 3 de maio, uma visita de estudo ao Sari Garden Centre, levando a este viveiro de plantas um grupo de alunos, da 6.ª classe, da EPC da Imaculada.
Esta visita de estudo realizou-se no âmbito de um Projeto que está a decorrer, nesta escola e com este grupo de alunos, desde setembro de 2022, subordinado ao tema “Desenvolvimento Sustentável da Humanidade” e relacionado com a obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.
A visita ao Sari Garden Centre, onde os alunos da EPC da Imaculada foram recebidos pela Engenheira Teresa Silva, foi uma atividade inspirada na sugestão “Há Flores no Caminho”, apresentada na obra de José Saramago. Tal qual a proposta de atividade, os alunos observaram várias espécies de flores, sobretudo rosas do deserto, e registaram nos seus diários gráficos o que ouviram e observaram.
No decorrer da visita, a Engenheira Teresa Silva convidou os alunos a participar no batizado de uma rosa do deserto e a escolher um nome para ela. Sem hesitar, batizaram-na com o nome de Imaculada.
Após esta visita de estudo, os alunos regressaram à EPC da Imaculada conscientes da importância das plantas para o desenvolvimento sustentável da Humanidade.
ATIVIDADES | 11.ºB visitou Casa de Vidro em Macaneta
Esta quarta-feira, 3 de maio de 2023, a turma do 11°B, da área de Economia, teve a oportunidade de visitar, com as professoras Margarida Vasconcelos, Diretora de Turma, e Ana Besteiro, a coordenadora do secundário, a Casa de Vidro, no distrito da Macaneta.
Esta é um projeto desenvolvido pela Cooperativa Ambiental Repensar, em parceria com o governo do distrito de Marracuene e o apoio financeiro da Embaixada da Noruega, estando envolvidos na construção da casa cerca de 150.000 garrafas de vidro e muita paixão pelo ambiente.
A visita de estudo marcou o retorno da turma ao Ecocentro, uma vez que no ano letivo anterior ficara a promessa de regressar com o objetivo de colaborar e alimentar projetos de sustentabilidade. Nesta visita, fomos acolhidos por um pequeno grupo de estudantes das escolas locais que nos recebeu com cantigas e poemas inspiradores, fruto do trabalho de sensibilização para o valor e importância do ambiente que as escolas fazem. Oferecemos a estes meninos e meninas material escolar e livros de leitura. A passagem por esta de casa autossustentável serviu, não apenas para mais uma belíssima tarde, mas também para definir o primeiro passo para o que virá a ser um propósito da turma no âmbito de economias circulares, projeto a desenvolver no próximo ano letivo.
Após a visita procurámos uma sombra para a conversa e o convívio que, por vezes, parece pouco!
Keane Ferreira - delegado da turma 11º B
ATIVIDADE | EPM-CELP celebrou Dia Mundial da Criatividade e da Inovação
De acordo com a Resolução aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 27/04/2017, foi designado como Dia Mundial da Criatividade e da Inovação o 21.º de abril.
Como ficou registado naquela deliberação, a Assembleia Geral teve presente a Carta das Nações Unidas, os propósitos e princípios que nela constam, assim como as funções e faculdades do sistema das Nações Unidas, com a especial relevância dada à promoção da cooperação internacional nos domínios económico, social, cultural, educativo e sanitário. Recordando a Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a conservação, o desenvolvimento e a difusão do saber deverão favorecer a cooperação entre as nações, em todos os campos da atividade intelectual.
Esta resolução veio reafirmar um amplo conjunto de Objetivos, orientados para um Desenvolvimento Sustentável e apoiados em metas universais, transformadoras, de grande alcance e centrados nas pessoas que podem já ser encontrados na resolução 70/1, de 25 de setembro de 2015, intitulada “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, bem assim como no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, “O futuro que queremos” (Rio de Janeiro, Brasil, 20 a 22 de junho de 2012).
A necessidade de centrar a atenção na importância das micro, pequenas e médias empresas na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular na promoção da inovação, da criatividade e do trabalho decente para todos, é reconhecida na resolução 71/279, de 6 de abril de 2017. Reconhecendo que a inovação é essencial para a concretização do potencial económico de cada nação e a importância do apoio ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação em larga escala, estas resoluções inscrevem-se no propósito integrador de conferir uma dinâmica renovada ao crescimento económico e à criação de emprego, ampliando oportunidades para todos, incluindo jovens e mulheres.
À criatividade e à inovação é reconhecido então um protagonismo desejável, renovador e - de facto - caraterístico dos melhores sucessos do génio humano. Ao longo da História, estas terão sido das mais decisivas e - sublinhe-se - pacíficas marcas das mudanças que designamos como Desenvolvimento.
Neste Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, o convite feito pelo Grupo de Artes Visuais ao Engº Alfonso Cabrillo visou o testemunho - na primeira pessoa - de um projeto de arquitetura e urbanismo sustentáveis em curso nesta capital, Maputo. Dirigida a todos os alunos do 9º ano e aos discentes dos Cursos de Artes Visuais e Ciências e Tecnologias, no sentido de uma sensibilização para as questões levantadas nesta celebração, foi apresentado um conjunto de respostas práticas orientadas para a sustentabilidade e o respeito pela envolvente, como as que caracterizam o Projeto Casa Minha, no bairro Polana Caniço.
A interação entre o palestrante e a plateia, por parte de alunos e professores, confirmou a pertinência e atualidade do tema, deixando mesmo a expectativa de iniciativas subsequentes, como visitas de estudo ou trabalho de registo e investigação, dando razão às citações apresentadas como introdução à sessão, de António Prista, Carlos Serra e Luís Bernardo Honwana
“…Não está a ser suficientemente considerado entre nós o papel da própria cidade, no restauro dos valores cívicos.
A cidade, enquanto ser coletivo, capaz de assumir e “pensar“ os seus problemas (e não apenas como sistema administrativo) é um ator importante e talvez o único capaz de dar sentido ao conjunto de intervenções setoriais que as pessoas reclamam.
A cidade, a cidade capital sobretudo, não é apenas a sede do poder de estado e o seu motor económico. Ela é também como que a sede da consciência moral da nação.
É daí que vem o grande potencial que a cidade capital possui de influenciar o padrão comportamental do país. Negativamente ou positivamente.
(…) estamos de uma maneira geral perante a ruralização da cidade porque quem a habita não se sente compelido ou encorajado a fazer o necessário esforço de integração numa cultura urbana, como acontecia no passado àqueles que habitavam a cidade de caniço.
Uma das formas modernas de intervenção urbana, quando é necessário recuperar e revitalizar espaços degradados pelas mais diversas razões, é a ‘requalificação’. Mesmo entre nós estão em curso alguns projetos de requalificação em bairros da periferia.” (LBH)
EFEMÉRIDES | 25 de abril e 1 de maio relembram vitórias em Portugal e Moçambique
A 25 de abril, Portugal celebrou o Dia da Liberdade, um marco consagrado pela Revolução de 1974. Decretado feriado nacional, a EPM-CELP associou-se à efeméride, como anualmente sucede.
Nesta segunda-feira, 1 de maio, o país festeja os resultados de 25 de abril. É o Dia do Trabalhador, comemorado igualmente em Moçambique desde a sua independência em 25 de junho de 1975. É um dia celebrado universalmente a que se associam estas duas nações, unidas, entre outros aspetos, pela Língua Portuguesa e, claro está, pela EPM-CELP.
Nesta data, os dois países irão observar feriados nacionais, o que levará a EPM-CELP a encerrar.
A EPM-CELP teve patente ao público a Exposição Viva 25+1. O evento recuperou os valores de Abril e o simbolismo do 1.º de Maio.
Brevemente, faremos reportagem detalhada da Exposição que envolveu, de forma dinâmica, a comunidade escolar.