Bem-vindo!

Esta página está disponível para consulta das notícias e outros artigos, que foram sendo publicados ao longo dos cerca de 15 anos em que esteve ativa, até Julho de 2023,  quando foi substituída pela atual página principal da EPM-CELP, de modo a manter vivo este registo histórico da Instituição.

No Xirico 25, falamos de Liberdade, do 25 de Abril, de um Festival de Cinema em Inglês, e ainda temos a visita do Jornal Dez Minut(us) e terminamos com o momento UPA! Há e ainda... vem ver!

stmtk03

Realizaram-se, ontem, 27 de abril de 2023, na BEJC os Campeonatos Inter-turmas Supertmatik de Cálculo Mental para o 2.º CEB (5.º e 6.º anos) e para o 3.º CEB (7.º e 8.º anos) em que foram apurados os 3 alunos de cada escalão/ano de escolaridade que irão representar a EPM-CELP na Grande Final Internacional Online 2022/2023a saber:

5º ANO 

5ºA, nº 13, Mya  Fernandez; 

5ºE, nº 2, Andwelo Liasse; 

5ºF, nº 9, Khalil Araújo. 

6º ANO 

6º A, nº 3, Ana Maria Fateally. 

6º B, nº 12, India Fernandes; 

6º C, nº 1, António Rocha. 

7º ANO 

7º A, nº 4, Gabriel Wane; 

7º A, nº 11, Kiyah Hasmuscrai; 

7º B, nº 12, Guilherme Gonelha. 

8º ANO 

8º C, nº1, Álvin Mahoche; 

8ºC, nº10, Gabriel Vieira; 

8ºE, nº5, Gabriel Morgado. 

Num breve balanço, o espaço disponibilizado pela BEJC e a sua organização corresponderam às nossas solicitações e expetativas e os objetivos desta penúltima etapa do Campeonato foram atingidos, tendo os alunos participantes disputado e arbitrado as partidas com muito empenho e fairplay, num ambiente animado e de são convívio, pelo que se pode concluir que o resultado foi muito positivo.


PARABÉNS a todos os professores e alunos envolvidos!

O Campeonato Inter-turmas Supertmatik de Cálculo Mental do 9.º ano será disputado no dia 4 de maio, das 13:00 às 15:00 horas no 1º piso da BEJC.

A professora responsável por esta atividade é a Dr.ª Patrícia Cascais.

stmtk01 stmtk02

ods01

Dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável juntaram alunos da EPM-CELP e da EPC da Imaculada.

 

Os Projetos da EPM-CELP Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) e Plano Cultural de Escola/Plano Nacional de Artes dinamizaram uma atividade, subordinada ao tema Desenvolvimento Sustentável da Humanidade, que decorreu no dia 26 de abril do corrente ano, na Escola Primária Completa da Imaculada.

Esta atividade juntou os alunos do 7.ºA, da EPM-CELP, e um grupo de alunos da 6.ª Classe, da EPC da Imaculada, em torno da exploração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, com vista à erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e promoção da paz e da prosperidade.

Os alunos do 7.ºA criaram um jogo de cartas, alusivas aos 17 ODS, nas aulas de Educação Visual e de Português, e com o apoio das Professoras Inês George e Margarida Cruz. Enquanto decorria a fase de criação do jogo, a Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e a colaboradora Rosário Chaveiro, trabalharam os 17 Objetivos com os alunos da EPC da Imaculada, preparando-os para a participação no jogo.

No dia da visita à EPC da Imaculada, os alunos da EPM-CELP apresentaram trabalhos, por eles elaborados, sobre os 17 Objetivos e, posteriormente, formaram-se grupos mistos, com alunos de ambas as escolas, para fazerem o jogo.

O desempenho dos grupos, no geral, foi bastante positivo, uma vez que os resultados finais foram muito semelhantes.

A atividade terminou com um lanche-convívio, oferecido pelos alunos da EPM-CELP aos alunos da EPC da Imaculada.

Esta atividade conjunta foi um importante momento de socialização e de partilha de experiências e contribuiu para o desenvolvimento de uma maior consciência cívica e ambiental.

ods02

ins01

No dia 20 de abril de 2023, a turma A1 do décimo segundo ano realizou uma atividade de campo no Instituto Nacional da Saúde de Moçambique, situado em Marracuene.

Com o intuito de desenvolver competências científicas nos alunos, realizou-se uma breve sessão de abertura com o Diretor no Instituto, Dr. Rufino Gujamo, e com o Dr. Adolfo Vubil, cientista formado na Universidade Eduardo Mondlane, lecionando também nessa Instituição.

Os alunos visitaram os laboratórios de Entomologia, Biologia Molecular e Microbiologia, acompanhados pela Dr. Ana Paula Bindo, pela Dr. Nália Ismael e pelo Dr. Alcides, respetivamente.
Devidamente equipados, estes alunos tiveram a oportunidade de acompanhar detalhadamente os processos intrínsecos aos problemas sanitários e endémicos que se verificam em Moçambique.

Esta visita funcionou como uma mais-valia para o enriquecimento da “bagagem académica” dos intervenientes, na medida em que os mesmos se encontram em contagem decrescente para o desafio universitário.
No final, foi realizada uma sessão de encerramento por parte do Dr. Rufino Gujamo, e, indispensavelmente, tirou-se uma “foto de família” destes futuros cientistas, e para memória futura.

Estamos de volta! O 24.º XIRICO aborda o regresso às aulas neste terceiro período e os novos começos para quem vai deixar a EPM-CELP no final do ano letivo. Apresentam-se alguns dias festivos e temas a abordar nos próximos programas. Na segunda parte, apresentamos novas parcerias que iniciarão a partir da próxima rubrica. E terminamos com o habitual momento UPA.

Acompanhe-nos!


DELE entregaTeve lugar, ontem, no Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a entrega oficial de Diplomas de Espanhol Como Língua Estrangeira (DELE), a 24 alunos da Escola, examinados em vários níveis. O evento contou com a presença da presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM-CELP, Luísa Antunes, do Embaixador de Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo, de pais e encarregados de educação.

Realizado na nossa Escola desde 2019, o programa, cuja finalidade se alarga ao reconhecimento internacional de estudantes na candidatura a bolsas de estudo e obtenção de vistos de estudo em Espanha, com validade vitalícia, é, segundo Luísa Antunes, uma aposta da EPM-CELP para impulsionar as competências dos alunos. “Este é mais um momento de orgulho. Abraçamos este programa porque sempre apostámos numa formação o mais ampla possível para que os nossos alunos tenham conhecimento diversificado. Nunca se sabe qual será o futuro deles, por isso, essas certificações constituem uma mais-valia para o seu futuro”, referiu a dirigente.

O Embaixador de Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo, reconheceu o esforço dos alunos na aprendizagem da Língua, advertindo que “Estudar uma Língua não é só falar, mas é o abrir de portas para a respetiva cultura, desde a literatura, a música, a tradição e uma infinidade de aprendizagens”.

E o momento de interligação com a cultura espanhola aconteceu! Alunos do 8.º D, acompanhados pelas professoras Agnes Golias e Leandra Reis, no violino e teclado respetivamente, cantaram “recuérdame”, uma canção emblemática do filme mexicano “Coco”.

Os exames do DELE avaliam diferentes competências linguísticas do Espanhol como Língua Estrangeira e são projetados de acordo com as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e respetivo manual, ambos do Conselho da Europa. O DELE comporta sete diplomas de outros tantos níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2 e A2/B1, este último de caráter escolar e destinado a alunos dos 11 aos 17 anos de idade. A aprovação em cada um dos níveis depende de exame obrigatório. No caso do nível escolar, os candidatos elegíveis podem receber uma certificação de nível A2 ou B1 em função do seu desempenho nos diferentes testes.


O DELE é um título oficial que certifica o grau de competência e domínio da Língua Espanhola, concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha.

turismoA antiga aluna da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Yara Loio, visitou, nesta segunda-feira, as instalações da nossa escola, onde, para além de reviver bons momentos na casa amarela, falou da sua história profissional, no ramo de Hotelaria e Turismo Internacional, inspirando e motivando os alunos da turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo. A palestra, ministrada em contexto de sala de aula, aguçou a curiosidade sobre a área, sobretudo na partilha de estratégias de sobrevivência e sucesso em diferentes cadeias hoteleiras do Mundo.

Yara narrou alguns episódios da sua vida, desafios e sucessos que se vão somando com o tempo. “Hoje sou Assistente de Diretor de Alimentos e Bebidas, uma posição privilegiada. Só estou abaixo do diretor geral. Mas tive diversos desafios na minha carreira. Por exemplo, quando me mudei para o Dubai, trabalhei num hotel com uma convergência cultural muito grande. Era muito nova ainda e ter de aprender e respeitar todas as culturas não foi fácil. Mas aprendi cada tradição, cada gosto, e hoje sinto-me parte de todas elas”, explicou, sublinhando que “A área proporciona aprendizagens constantes. É preciso, por isso, estar disposto a investir no conhecimento, sempre”.

Como gerir a vida e a carreira internacionalmente? – perguntaram os alunos. Para Yara, o segredo está na organização. Quando se concorre para uma oportunidade de emprego na área, tem de se “saber mais sobre essa cadeia, as oportunidades que cria para os colaboradores. Além disso, é importante criar uma rotina que permita trabalhar, alimentar-se adequadamente e descansar. Eu, por exemplo, sempre tive foco em trabalhar em hotéis de luxo. Então, comecei a traçar o meu currículo, a minha rotina, as minhas necessidades dentro deste padrão que sempre almejei”.

Outro ponto esclarecido pela antiga aluna da EPM-CELP tem a ver com a resolução de problemas, tanto com clientes como com colaboradores, enquanto gestora. “O mais importante - disse ela - é a comunicação e a responsabilidade – para assumir erros e/ou evitá-los. Trabalhar num hotel é ser gestor e um bom gestor deve saber resolver problemas. Deve saber comunicar”, concluiu.

A EPM-CELP oferece o curso Profissional de Técnico de Turismo desde o ano letivo de 2019/2020 aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos). A iniciativa foi apadrinhada pelo Ministério da Educação de Portugal e o curso está referenciado no nível IV do Quadro de Referência Europeu para a Qualificação e orientado para a aquisição de um perfil de competências “que prepare os alunos, mais precocemente, para a integração no mercado de trabalho”.

finalistas 4Recentemente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, desfilaram a elegância e o charme renovando, com emoção e “glamour”, a tradição dos bailes de finalistas fora de portas, nos últimos anos realizados em ambientes intimistas e no mais estrito respeito pelas normas de prevenção da Covid-19. Com trajes de extrema elegância, a condizer com a ocasião, retomou-se e o convívio entre alunos e respetivas famílias, constituindo momento marcante no percurso de vida destes prestes a deixar a nossa escola. O baile de finalistas recuperou o ritual de eleição do Rei e da Rainha da noite bem como do mais elegante e da mais elegante numa votação realizada entre os próprios alunos.

finalistas1Foi, na verdade, uma noite memorável, cheia de simbolismo e emoções associados ao fim deste percurso estudantil na EPM-CELP. Não faltaram, como sempre, o jantar de gala e os discursos coletivos das várias turmas, da Comissão de Finalistas e, ainda, da presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, Dr.ª Luísa Antunes.

finallistas 3Neste ano de 2022/2023, foi eleito Rei do Baile o aluno Eduardo Monge, ao lado da Rainha Larissa Gil. Na elegância, o destaque foi para Michel Grispos e Kandara Matlaba, que igualmente abrilhantaram a festa.

--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--<>--

Topo