COOPERAÇÃO | “Mabuko Ya Hina” chega ao Parque Nacional da Gorongosa
O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) alargou o seu campo de intervenção, integrando 10 escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). No âmbito desta iniciativa, decorreu, entre os dias 29 de maio e 2 de junho do corrente ano, no Centro de Educação Comunitária do PNG (CEC), uma ação de formação, subordinada ao tema “Dinamização de Maletas de Leitura”, promovida pela Docente da EPM - CELP e Coordenadora do Projeto Mabuko Ya Hina, Ana Albasini, e pela Colaboradora Rosário Chaveiro.
Participaram na Formação 20 professores das 10 escolas da Zona Tampão e 3 técnicos do CEC, os quais irão fazer a monitorização da implementação do Projeto “Mabuko Ya Hina”, assumido, na Gorongosa, como “Mabuko Anga”, tendo em conta as características linguísticas locais.
O projeto Mabuko Ya Hina tem caminhado, desde 2011, de Sul para Norte, tendo atribuído, no referido ano e em 2013, 20 Maletas de Leitura a escolas dos distritos de Maputo e Matola, Província de Maputo (Mabuko Ya Hina I e II); em 2015, 10 Maletas a escolas do distrito do Chibuto, Província de Gaza (Mabuko Ya Hina III); em 2021, 11 Maletas a escolas dos distritos de Inharrime e Inhambane, Província de Inhambane (Mabuko Ya Hina IV) e em 2023, 10 Maletas a escolas do distrito da Gorongosa, Província de Sofala (Mabuko Ya Hina V): EPC’s de Mucodza, Tazaronda, Nhataca, Nhauroi, Nhaussembe, Samora Machel, Pungue, Nhambita, Tsaca e Nhandemba.
Sendo uma prática do Projeto Mabuko Ya Hina estabelecer parcerias com instituições, entidades ou organizações que possam acompanhar, no terreno, a implementação e dinamização do Projeto, na Província de Sofala, a EPM - CELP deu continuidade à parceria estabelecida, em 2017, com o Centro de Educação Comunitária do Parque Nacional da Gorongosa. No âmbito desta parceria, entre 2022 e 2023, a EPM - CELP, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, criou as 10 Maletas de Leitura que foram atribuídas às escolas da Zona Tampão, cada uma com 168 livros infantojuvenis. O PNG, por sua vez, organizou o transporte das Maletas, de Maputo para a Gorongosa, e toda a logística relativa à Formação dos Professores Bibliotecários.
Nesta ação de formação, partilharam-se conhecimentos, com os formandos, relativos à utilização das Maletas, enquanto recursos fundamentais para a promoção da leitura e para o desenvolvimento de competências de expressão verbal e escrita.
Os formandos avaliaram positivamente a capacitação e, tendo em conta o interesse demonstrado e a excelente participação dos mesmos, acredita-se no sucesso da implementação e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina, nas escolas da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa.
CIDADANIA | EPM-CELP e Escola Francesa promovem intercâmbio de aprendizagens e interculturalidade
Durante o 3.º Período, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), por meio do projeto Mãos na Ciência - CCVnE, teve a honra de estabelecer um importante intercâmbio educacional com o renomado Lycée Français Gustave Eiffel. Essa iniciativa consolidou os conhecimentos dos estudantes, com idades entre os 5 e os 15 anos.
Durante esse período, os alunos foram contemplados com uma série de atividades enriquecedoras. Entre elas, destacam-se as sessões de planetário, nas quais tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre o fascinante Sistema Solar. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma imersão única, despertando a sua curiosidade e interesse pelo universo que nos cerca.
Além disso, os alunos puderam explorar, de forma autónoma, a exposição "Física no dia-a-dia". Essa exposição consistiu em diversas experiências práticas que reproduzem situações do nosso quotidiano, permitindo aos estudantes compreender os princípios físicos envolvidos em atividades do dia a dia. Essa abordagem prática e interativa despertou a criatividade e a capacidade investigativa dos alunos, incentivando-os a aprender de maneira dinâmica e envolvente.
Tanto os alunos como os professores demonstraram entusiasmo em relação a essas atividades, realçando os benefícios que os intercâmbios como este proporcionam para a eficácia do processo de aprendizagem. Complementando os recursos educativos tradicionais, estas experiências promovem uma abordagem mais abrangente e interdisciplinar, permitindo aos estudantes ampliar seus horizontes e desenvolver habilidades essenciais para o mundo contemporâneo.
A parceria entre a EPM-CELP e o Lycée Français Gustave Eiffel é um exemplo inspirador de cooperação educacional, que contribui para a formação integral dos alunos, promovendo o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos entre as instituições. A EPM-CELP continuará em busca de oportunidades como esta, visando proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e prepará-los para os desafios do futuro.
ESCOLA ABERTA | A EPM-CELP abriu as portas à Comunidade
No passado dia 3 de junho, a EPM-CELP abriu as suas portas a pais e encarregados de educação que, acompanhados pelos seus filhos, percorreram os diferentes espaços de exposições, vivendo momentos de partilha, de formação e de enriquecimento da família. No Pátio das Laranjeiras e áreas adjacentes, bem como no espaço Mãos na Ciência, houve ainda oportunidade de os alunos mostrarem orgulhosamente os seus trabalhos.DISTINÇÕES | Dois livros da EPM-CELP entre finalistas do Prémio Nacional de Literatura Infantil
Foram, há dias, anunciadas as cinco obras finalistas da primeira edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil, instituído este ano pela Associação Kulemba. Dentre as eles, destacam-se dois livros editados pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, e “Lamura”, de Suzy Bila.
Num comunicado de imprensa da organização, o júri, constituído por Alberto da Barca (presidente), Marcelo Panguana e Angelina Neves, refere que a obra Lamura, de Suzy Bila, “reflecte sobre o sofrimento das crianças a quem é roubada a infância, fala-nos da desumanidade com a qual vivemos todos os dias. É uma narrativa contada de uma forma sóbria, sedutora, suave e poética. As ilustrações são pinturas bonitas feitas pela própria autora que expressam de forma viva, vibrante, a história e o sentimento da autora”.
Quanto a “Casa em Flor”, de Rogério Manjate, a obra é finalista porque, neste caso, a poesia pode funcionar para os leitores infanto-juvenis como elemento que ajuda a gostar da arte do verso, da palavra elaborada, que ajuda a sonhar ao estar combinada com uma ilustração notável.
As obras foram selecionadas obedecendo a critérios como a Mensagem, a Criatividade, o Ritmo e a Ilustração. Os membros do júri voltarão a reunir para apurar o grande vencedor, que será anunciado durante a sexta edição do Festival do Livro Infantil da Kulemba (FLIK 2023), entre 14 e 17 de junho, na Cidade da Beira.
Refira-se que foram também selecionados os livros “Os pintores de sonhos”, de Carlos dos Santos; “A revolta dos bichos”, de Miguel Ouana e “Mungadze, a lenda do reino musical”, de Agnaldo Bata.CONCURSO | Aluno Gabriel Wane conquista posição honrosa no “SuperTmatik” internacional
O aluno da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Gabriel Wane, do 7ºA, distinguiu-se na 17ª edição do Campeonato Internacional de Cálculo Mental “SuperTmatik”, referente ao ano letivo 2022/2023, ao conquistar a 88.ª posição no seu escalão, um lugar honroso no top 100, em disputa com vários milhares de concorrentes de cada ano de escolaridade.
O campeonato foi disputado em três fases, sendo as duas primeiras – intraturma e interturma – realizadas na EPM-CELP e a última, a grande final, online, realizada no mês de maio. O Campeonato de Cálculo Mental Supertmatik, dinamizado pela Área Disciplinar de Matemática desde 2015, inscreveu para este ano 818 alunos, com a estreia dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, incluindo a já habitual participação dos alunos dos 5.º, 6.º 7.º 8.º e 9.º anos. Para a final, a EPM-CELP foi representada por três alunos de cada escalão/ano de escolaridade.
O jogo educativo tem como objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.
Os resultados oficias da participação da “Casa Amarela” neste Campeonato Internacional foram os seguintes:
3º escalão/ano de escolaridade, num total de 41 000 participantes:
3º A, Kámilah Magane: 228ª posição;
3º A, Zayn Jassat: 695ª posição;
3º A, Enzo Vieira: 718ª posição.
4º escalão/ano de escolaridade, num total de 48 750 participantes:
4º A, Pedro Reis: 249ª posição;
4º B, Ayla Chandulal: 516ª posição;
4º D, Muhammad Ibrahim: 787ª posição.
5º escalão/ano de escolaridade, num total de 74 550 participantes:
5ºA, Mya Fernandez: 665ª posição;
5ºF, Khalil Araújo: 1017ª posição;
5ºE, Andwelo Liasse: 1297ª posição.
6º escalão/ano de escolaridade, num total de 47 100 participantes:
6º C, António Rocha: 309ª posição;
6º B, India Fernandes: 330ª posição;
6º A, Ana Maria Fateally: 674ª posição.
7º escalão/ano de escolaridade, num total de 35 700 participantes:
7º A, Gabriel Wane: 88ª posição;
7º A, Kiyah Hasmuscrai: 171ª posição;
7º B, Guilherme Gonelha: 529ª posição.
8º escalão/ano de escolaridade, num total de 30 850 participantes:
8º C, Álvin Mahoche: 148ª posição;
8ºE, Gabriel Morgado: 273ª posição;
8ºC, Gabriel Vieira: 436ª posição.
9º escalão/ano de escolaridade, num total de 28 300 participantes:
9º D, Matheo Pereira: 330ª posição;
9º A, Bernardo Guita: 337ª posição;
9º B, Gaspar Ferreira: 348ª posição.
ATIVIDADES | Convívio interescolar de futsal: A vitória do desporto
Após uma maratona de 37 jogos, o vencedor foi o desporto e o futsal. Num dia totalmente dedicado a esta modalidade desportiva, compareceram, para além das equipas da EPM-CELP, os conjuntos do Colégio Arco-Íris, do Colégio Kitabu, do Colégio Pequenos Sábios e da Enko Riverside International School, a quem agradecemos pela presença que muito nos honrou. Foi um dia muito bem passado com animação constante nos dois espaços de competição, a que não foi alheia a presença significativa da comunidade educativa que compôs uma moldura humana muito interessante. Os jogos foram disputados entre as 09:00 e as 18:00, do dia 27 de maio de 2023, sem interrupção.
Os alunos do 11.º ano de escolaridade, futuros finalistas em 2023-2024, providenciaram um serviço de comes e bebes, na zona do refeitório, com muita música à mistura e deram muito boa conta do recado. Uma parceria a repetir em ocasiões futuras. Da próxima vez, não se esqueçam. Mais salgadinhos!
O agradecimento a todos os alunos que colaboraram, na arbitragem, na mesa central e na cobertura fotográfica, especialmente às alunas que se iniciaram nestas funções e que, através da sua proatividade, contribuíram positivamente para o sucesso desta iniciativa: Mellanie Del Re; Filipa Rito; Marta Batista; Madalena Santos; Matilde Santos.
Uma nota final sobre o trabalho desenvolvido pelos Professores Custódio Malenda, Inácio Bernardo, João Figueiredo e Rui Pereira. O seu trabalho incansável, assim como o entusiasmo e dedicação dos alunos, estão evidenciados na evolução do desempenho das suas equipas.
As nossas equipas obtiveram os seguintes resultados:
Sub 12 masculino
EPM1 |
3-3 |
Colégio Kitabu |
EPM1 |
2-2 |
Colégio Pequenos Sábios |
EPM1 |
5-1 |
Colégio Arco Íris |
EPM2 |
5-3 |
Colégio Kitabu |
EPM2 |
7-3 |
Colégio Pequenos Sábios |
EPM2 |
5-1 |
Colégio Arco Íris |
Sub 12+14 feminino
EPM |
9-1 |
Colégio Arco Íris |
EPM |
3-1 |
Enko Riverside I. School |
Sub 14 masculino
EPM1 |
5-0 |
Colégio Arco Íris |
EPM1 |
2-0 |
Enko Riverside I. School |
EPM1 |
4-0 |
Colégio Kitabu |
EPM2 |
3-0 |
Colégio Kitabu |
EPM2 |
0-4 |
Enko Riverside I. School |
EPM2 |
1-1 |
Colégio Arco-Íris |
Sub 16+ Sub 18 feminino
EPM |
5-0 |
Colégio Kitabu |
EPM |
3-0 |
Colégio Arco Íris |
Sub 16 masculino
EPM1 |
11-0 |
Enko Riverside I. School |
EPM1 |
2-4 |
Colégio Arco Íris |
EPM1 |
4-2 |
Colégio Kitabu |
EPM2 |
5-2 |
Enko Riverside I. School |
EPM2 |
1-5 |
Colégio Arco Íris |
EPM2 |
2-4 |
Colégio Kitabu |
Sub 18 masculino
EPM1 |
2-1 |
Enko Riverside I. School |
EPM1 |
0-1 |
Colégio Kitabu |
EPM1 |
1-1 |
Colégio Arco íris |
EPM2 |
4-1 |
Enko Riverside I. School |
EPM2 |
2-2 |
Colégio Kitabu |
EPM2 |
2-2 |
Colégio Arco Íris |
INFORMAÇÃO | EPM-CELP estará aberta para visitas às diversas exposições
Estimados Pais e Encarregados de Educação,
No próximo sábado, dia 3 de junho, entre as 9:30 e as 12:30, a EPM-CELP estará aberta para visitas às diversas exposições que se encontram instaladas em diferentes espaços.
No átrio principal, poderá ser apreciada a exposição sobre "Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros - o seu uso e conservação na Baía de Maputo", cedida temporariamente pelo Museu de História Natural - Universidade Eduardo Mondlane.
No piso superior do Pátio das Laranjeiras, no topo da escadaria do painel da Língua Portuguesa, encontra-se a exposição fotográfica “África Blues - Clima de mudanças: caminho para a criação e reforço de uma geração ambiental consciente em Moçambique".
No átrio interno do espaço "Mãos Nas Ciências", poderão ser apreciados os brinquedos científicos produzidos pelos nossos alunos do 3º ciclo.
Finalmente, no Pátio das Laranjeiras, podem encontrar-se os trabalhos/projetos dos nossos alunos de diferentes anos de escolaridade, bem como dos alunos da UPA (Unidos Pelo Ambiente), produzidos no âmbito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Esta constitui, assim, uma oportunidade singular de encontrarmos na "Casa Amarela" uma expressão da nossa aposta no domínio da educação ambiental e da literacia científica.
A CAP
AMBIENTE | Palestra sugeriu soluções para combater o aumento do lixo no mar e nas praias
Um convite para salvar o Planeta juntou, hoje, no Auditório Carlos Paredes, dezenas de alunos do sexto ano do ensino básico e professores com vista a encontrarem soluções para tornar o Planeta seguro e sustentável. A ação, organizada pelo projeto ‘Quando +1 é = – 1’ em parceira com a nossa Escola, visou alertar para as práticas maléficas de consumismo e, através de exemplos concretos vividos e estudados pela mergulhadora e ambientalista portuguesa, Sónia Sousa Ell, sensibilizar os mais novos para o aumento do lixo no mar e nas praias.
Sónia é apaixonada pelos tubarões e encontrou, no rótulo do animal esconjurado socialmente, um motivo para o estudar e proteger. “Não sei os que os humanos viram nos tubarões. Mas os filmes é que trouxeram essa imagem de que eles são o terror dos mares. Eles são selvagens, tanto como o leão, a chita, e outros, mas só dentro do seu habitat”, explicou a mergulhadora para quem “Preservar a existência destes animais é proteger o ecossistema. Os tubarões são os glóbulos brancos do mar”.
A promotora de ações de sensibilização no âmbito da preservação dos ecossistemas marinhos explicou igualmente que, com a extinção de tubarões na Natureza, todo o ecossistema ficaria comprometido. Na intervenção ambiental, Sónia falou da problemática do lixo nos oceanos, agudizada nos últimos dois anos pelos kits de proteção de covid-19, nomeadamente as máscaras, os testes rápidos, as luvas, os recipientes de desinfetantes e de álcool e gel, entre outros.
Os alunos foram instados a contribuir com soluções para um mundo mais sustentável. A sessão terminou com a construção de um mural dos oceanos da EPM-CELP e empossamento dos Embaixadores da Escola Azul, os alunos Maira Correia, do 11.º A1 e Tiago Afonso, do 10.º A2. Na EPM-CELP, a Escola Azul é coordenada pela presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP), Luísa Antunes, e pela coordenadora do Ensino Secundário, Ana Besteiro.
CONCURSO | Responsabilidade e empenho marcaram Canguru Matemático 2023
À semelhança de anos anteriores, a EPM-CELP deu início, no passado dia 16 de Março, ao concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras 2023, tendo o mesmo terminado recentemente.
Este concurso tem como objetivos: estimular e motivar o maior número de alunos para a Matemática e complemento a outras atividades, tais como competições e olimpíadas. Promover o gosto pela resolução de situações problemáticas. Melhorar a taxa de sucesso e a taxa de qualidade de sucesso na disciplina.
Participaram 341 alunos, nas várias categorias: Mini Escolar I (2.ºano), Mini Escolar II (3.ºano), ESCOLAR (5.º e 6.º anos), BENJAMIM (7.º e 8.º anos) e CADETE (9ºano).
Participaram todas as turmas do 2º ano, a turma A do 3º ano, todas as turmas dos 5º e 6º anos, as turmas A,B, C, E e F do 7.º ano, as turmas B, D e E do 8.º ano e as turmas A e B do 9.ºano.
Os alunos participaram com sentido de responsabilidade e empenho.
Obtiveram o 1º lugar os alunos: Mateus Silva, na categoria Mini Escolar I; Keyla Abdula, na categoria Mini Escolar II; Keyser Ribeiro, na categoria ESCOLAR; Guilherme Gonelha, na categoria BENJAMIM e Rita Reis, na categoria CADETE.
Estão todos de Parabéns pelo interesse e desempenho manifestados.
A todos os alunos será entregue um certificado de participação.
Aos melhores classificados por categoria, será entregue, pela Direção, uma lembrança.
Um agradecimento a todos os professores que colaboraram e tornaram possível a realização do campeonato.