O projeto “Mabuko Ya Hina” mobilizou o apoio do BCI (Banco Comercial e de Investimentos) para equipar a biblioteca da Escola Secundária Estrela Vermelha com dois computadores, oferecidos ontem pelo presidente executivo daquela entidade bancária, Paulo Sousa, ao diretor do estabelecimento de ensino da cidade de Maputo, Gilberto Reis. Na cerimónia protocolar, testemunhada pela diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, o BCI também ofereceu 90 livros para o projeto “Mabuko Ya Hina” dinamizar as suas atividades de promoção da leitura junto de escolas do sistema de ensino moçambicano.
Com o apoio do projeto “Mabuko Ya Hina”, liderado pela EPM-CELP, as crianças da Escola Primária Completa Unidade 23, do Bairro da Mafalala, em Maputo, participaram na Oficina de Escrita e Ilustração, dinamizada por Nalini Sousa e Estela Pinheiro, entre 25 de fevereiro e 1 de março.
“Amigos do Projeto Mabuko Ya Hina” é uma opção de voluntariado disponível a professores e encarregados de educação da EPM-CELP lançada pelo projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), que promove a leitura e a escrita junto de escolas do sistema de ensino moçambicano em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) ofereceu, na última quarta-feira (9 de janeiro), um conjunto de roupas de cama, composto por 48 mantas, 28 lençóis e 20 almofadas, ao Centro de Apoio à Velhice de Lhanguene (CAVL), na cidade de Maputo. A oferta, conduzida pela responsável dos Serviços de Ação Social Escolar e Bolsas, Ana Castanheira, enquadrou-se no âmbito da responsabilidade social da nossa instituição.
Vinte professores de escolas moçambicanas integradas no projeto “Mabuko Ya Hina” participaram, ontem e hoje, na ação de formação “Workshop de Escrita Criativa – Leituras e Escritos em Sala de Aula”, dinamizada pelo Centro de Formação da EPM-CELP.
A Escola Primária Completa Unidade 23 venceu, na manhã de hoje, a 7.ª edição do Festival “Escolas Com Livros”, com a peça, bailada e narrada, “Viagens”. Em segundo lugar ficou a EPC 4 de Outubro, que dramatizou um texto focado na prática do turismo sustentável, enquanto a EPC N´Twananu conseguiu o terceiro lugar através do número “Viagens perigosas”.
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