No âmbito da parceria entre a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), o Centro de Formação da nossa Escola ofereceu mais de meio milhar de publicações ao programa de Educação para a Rapariga (ERA) do PNG. A entrega foi feita esta manhã por Ana Albasini e Isabel Mota, da equipa do "Mabuko Ya Hina" em nome da EPM-CELP, à representante do PNG em Maputo, Patrícia Guerra, numa unidade hoteleira da capital moçambicana.
Como acontece todos os anos, após o encerramento do ano letivo nas escolas do sistema de ensino de Moçambique que está em curso, o projeto “Mabuko Ya Hina”(Os Nossos Livros) deu início, ontem, ao processo de verificação e rotação das Maletas de Leitura, um dos recursos disponibilizados às escolas. Desta vez, a primeira escola a ser visitada foi a Escola Comunitária 4 de Outubro.
Após três dias de supervisão do trabalho realizado pelos promotores de leitura nos Clubes das Raparigas situados nas comunidades da zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), as docentes da EPM-CELP, Ana Albasini e Isabel Mota, iniciaram ontem a ação de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiros dois módulos de formação nas áreas da leitura em língua portuguesa e educação para a cidadania. Esta ação tem a duração de dois dias e decorre na Pousada Azul, localizada na Vila da Gorongosa, contando com a participação de 98 promotores de leitura.
Após a última visita ao Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em julho de 2018, a equipa do projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pelas docentes Ana Albasini e Isabel Mota da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), está a trabalhar no Centro de Educação Comunitária (CEC) do PNG para uma ação de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiro e segundo módulos de formação no âmbito do Programa de Educação para a Rapariga (ERA).
O projeto “Mabuko Ya Hina”, coordenado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), participou, entre 6 e 8 de novembro, numa visita de trabalho à Ilha de Moçambique. Ana Albasini e Isabel Mota procederam ao reconhecimento da realidade local para elaboração de um plano de intervenção nas bibliotecas públicas distrital e municipal no âmbito da terceira edição do “Cluster” da Ilha de Moçambique.
Os alunos da Escola Primária Completa Anexa ao Instituto de Formação de Professores da Matola assistiram ao filme “O Lorax” no Dia da Criança Africana, por iniciativa do projeto “Mabuko Ya Hina”, coordenado pela nossa Escola. A exibição ocorreu no passado dia 24 de junho uma vez que a efeméride coincidiu com o domingo de 16 de junho.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e a Universidade Politécnica (A Politécnica) assinaram, no dia 21 de junho, em Maputo, um memorando de entendimento que visa a edição e publicação dos livros infantojuvenis resultantes do concurso Literário Maria Odete de Jesus (CLMOJ) promovido pela Direção das Bibliotecas daquela instituição de ensino superior.
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