AMBIENTE | Turmas do 4.º Ano refletiram sobre boas práticas ambientais
No dia 5 de junho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, as turmas do 4.º Ano receberam na escola, a visita da empresa Húmoz. A responsável desta empresa e dois dos seus colaboradores, explicaram aos alunos a importância da preservação do ambiente, fazendo com que estes refletissem sobre as boas práticas a desenvolver relativamente a este tema. Explicaram, também, o processo de compostagem realizado por esta firma, denominado de Vermicompostagem, que consiste na utilização de uma espécie específica de minhocas, na decomposição de alguma matéria orgânica (cascas de ovos, cascas de banana, cascas de batata, etc…), para a produção de húmus. Este húmus é posteriormente utilizado na adubagem da terra. No final, todos os alunos levaram com eles, numa embalagem para ovos, 6 sementes semeadas no húmus, assim como um lápis de grafite, oferecido pela Húmoz, feito de papel reciclado, com sementes de girassol numa das extremidades, de modo a que no final da sua utilização, possa ser semeado.
AMBIENTE | Projeto Salvar o Planeta desenvolveu a atividade Solução-Problema
No âmbito da plataforma digital "Esp@cialmente Sustentável", do Projeto Salvar o Planeta, desenvolveu-se este ano a Atividade Solução-Problema, com os alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade e o grupo disciplinar de Geografia (Prof.º Armindo Gonçalves e Prof.º Ivan Gujamo) e Físico-química (Prof.º Pedro Santos) e organizou-se também uma exposição fotográfica, instalada presentemente na EPM-CELP, designada por 'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias, em parceria com WeWorld - GVC, através da Dr.ª Sílvia Giardi e com a colaboração da YCAC (Youth Platform for Climate Action).
Assim, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Projeto Salvar o Planeta organizou um evento, no auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, que se iniciou com uma Palestra sobre Acidificação dos Oceanos, com a oradora Prof.ª Doutora Daniela de Abreu, Diretora do Museu de História Natural, seguido de uma apresentação dos trabalhos da atividade Solução-Problema. Esta sessão, de duas horas, terminou com o discurso da ativista ambiental Vânia Gonçalo, da plataforma juvenil para ação climática (YCAC-MOZ).
A este evento assistiram algumas turmas de 7.º, 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade, que puderam fazer uma votação on-line nos trabalhos apresentados. Foi um dia de aprendizagens, de como a investigação científica e a ciência no "seu todo" pode dar soluções aos problemas que o planeta apresenta. Desde ouriços do mar que gostam de águas mais ácidas e enzimas que comem plástico, apresentaram-se neste dia inúmeras soluções para os problemas ambientais de Moçambique e do Mundo.
A plataforma digital, Esp@cialmente Sustentável, foi desenvolvida pela equipa do Projeto Salvar o Planeta, porque acreditamos que a componente digital é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem. Esta plataforma tem o intuito de fomentar práticas e intensificar a proficiência digital na comunidade escolar. Assim, em consonância com o referido, fazemos aqui um apelo à votação livre, da comunidade educativa, das atividades desenvolvidas por esta plataforma digital:
- o link da votação on-line da Atividade Solução-Problema, com acesso aos vídeos realizados pelos alunos do 9.º ano na disciplina de Geografia: https://forms.office.com/r/s7aQW1BHyU;
- o link da votação on-line da exposiçãofotográfica'Africa Blues'. Moçambique em 2100: projeções da crise climática nas faces daqueles que a vivem todos os dias. As fotografias tiradas foram criadas utilizando uma técnica inovadora que mergulha o visitante num futuro possível. Secas, inundações e tempestades repentinas são episódios que agora se alternam e se repetem todos os anos em Moçambique (exposição que está na EPM-CELP): https://forms.office.com/r/1v78fMQGJc .
Estamos certos que este evento foi uma oportunidade que os alunos tiveram de desenvolvimento cívico e social para uma sociedade justa e sustentável e que muito nos honrou contribuir.
AVISO | Abertura de Concursos de Contratação de Escola
Informa-se que estão abertos procedimentos concursais destinados à seleção de docentes com qualificação para lecionação nos horários disponíveis nos grupos de recrutamento 100 (Pré-Escolar), 110 (1.º Ciclo) e 620 (Educação Física).Nota Informativa n.º 1/2023
Condições de Contratação de Escola (2023/2024)
Declaração de Compromisso de Honra
Aviso de Abertura n.º 1 - Grupo 100 - Pré-Escolar - H1
Aviso de Abertura n.º 2 - Grupo 110 - 1.º Ciclo - H1
Aviso de Abertura n.º 3 - Grupo 110 - 1.º Ciclo - H2
Aviso de Abertura n.º 4 - Grupo 620 - Educação Física - H1
Aviso de Abertura n.º 5 - Grupo 620 - Educação Física - H2
Rádio e TV EPM | Xirico 31
O 31.º Xirico tem como tema a Transição Digital, implementada na EPM-CELP desde 2015, e temos como convidado o responsável pela mesma, o nosso Diretor Financeiro, Dr. António Marques, que nos conta como este processo foi essencial para lidar, por exemplo, com as necessidades de adaptar a escola a um ensino a distância em consequência da pandemia e do confinamento. Na segunda parte, o já habitual momento UPA.Acompanhe-nos e não perca o nosso último Xirico deste ano letivo já na próxima semana! 🎤
MÉRITO | EPM-CELP entre os melhores no 31º Concurso Jovens Cientistas
Recentemente, três alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Ana Reis (11.ºA1), Carolina Franco (11.ºA1) e Gabriel Pimentel (11.ºA4), estiveram na praia da Macaneta, numa visita inserida nas aprendizagens práticas de Biologia e Geologia. Observaram, identificaram e fotografaram dezenas de aves que se encontram ameaçadas devido ao crescente nível de ruídos e lixo, provocados pelo Homem. A ideia valeu-lhes estar entre os 100 melhores no 31º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e a oportunidade de participar na 17.ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde ganharam uma menção honrosa.
O desafio, contaram os alunos, foi dos professores que os instaram a abordar um dos problemas de Moçambique, na perspetiva ambiental, como o impacto do fluxo do Homem na vida das aves de Macaneta. O grupo predispôs-se, então, antes, a analisar o comportamento dos animais em dois momentos: em dias de agitação populacional e de silêncio total. “Foi aí que descobrimos que a presença desorganizada do homem naquela região causa um impacto na biodiversidade das aves, principalmente nas endémicas. Por isso, é preciso ter consciência para ajudar a proteger as espécies”, contaram.
O projeto foi também elogiado pela organização por ter um “relatório muito bem estruturado e escrito com uma linguagem cativante e hipótese bem definida. Em suma, trata-se de um trabalho importante levado a cabo pelos alunos. Apresenta uma discussão cuidada e incisiva. O número total de espécies observadas e identificadas em apenas 5 campanhas é impressionante”.
Para os alunos que, embora numa visão restrita sobre os fenómenos devido às suas limitações, observaram a vida das aves, é preciso que se crie uma zona de proteção ambiental. E a razão é simples: “O aumento dos ruídos sonoros tem perturbado o acasalamento das aves e o chamamento das espécies. A presença do Homem cria um desequilíbrio que afeta todo o ecossistema. Por isso, algumas aves serão extintas”.
E é isso que a Ana Reis foi debater no Porto. Acompanhada pelo professor de Biologia, José Tomé, Ana contou que levou problemas de Moçambique para consciencializar o mundo. Para ela, o facto de terem ficado entre os 100 melhores já traz uma sensação de realização. “Nós concorremos para um concurso português, e ter a oportunidade de, a partir de um problema de Moçambique, consciencializar o mundo para a extinção de aves, significa um ganho”, disse, para quem “essa é também uma forma de divulgar Moçambique pelo seu bem, mas também tentar sensibilizar as pessoas para que haja mudanças nas partes negativas”.
A Mostra é o culminar do 31.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e tem como objetivo promover os ideais da cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e Empreendedorismo, através da realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivando o empreendedorismo qualificado e favorecendo o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico.
É uma competição de âmbito nacional, coorganizada pela Fundação da Juventude e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
A EPM-CELP está, uma vez mais, de parabéns, pela capacidade concretizadora dos seus alunos.
AVISO | Abertura do Banco do Livro para 2023/2024
Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que se encontra aberto o Banco do Livro EPM-CELP para o ano letivo 2023/2024, no seguinte horário:
Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00, no Pátio das Laranjeiras.
Devem aguardar no Átrio Principal até serem encaminhados ao Banco do Livro.
Os alunos que solicitaram manuais no ano transato, devem efetuar a sua devolução até ao próximo dia 30 de junho.
Devido à mudança de manuais, este ano não haverá possibilidade de troca dos seguintes manuais:
- Matemática do 6º ano
- Matemática do 8ºano
- Todos os manuais do 9º ano com exceção de matemática
- Todos os manuais do 12º ano com exceção de matemática
Apelamos a todos os pais e Encarregados de Educação, que pretendam ou não usufruir do Banco do Livro, que colaborem com esta atividade na entrega dos manuais do ano que agora termina, com especial referência aos manuais recentemente adotados do 7º, 8º, 10º e 11º anos, para que o Banco do Livro possa continuar a disponibilizar os seus serviços. (Relembramos que não são reutilizáveis os manuais do 1º Ciclo de Ensino.)
Desde já agradecemos a vossa colaboração, imprescindível à manutenção desta iniciativa.
A Equipa do Banco do Livro
AVISO | Listas de novos alunos admitidos para o ano letivo 2023/2024
Informamos que as listas dos novos alunos admitidos, para o próximo ano letivo de 2023/2024 já estão constituídas e publicadas na nossa página oficial na internet. CLIQUE NESTA LIGAÇÃO PARA ACEDER ÀS LISTAS situadas no separador “Matrículas” do espaço informativo dos Serviços de Administração Escolar.
As matrículas dos novos alunos da EPM-CELP decorrerão de acordo com o seguinte calendário:
- Pré-escolar: 12 a 14 de junho de 2023 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
- 1.º Ciclo: 15 e 16 de junho de 2023 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
- 2.º Ciclo: 15 e 16 de junho de 2023 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
- 3.º Ciclo: 19 e 20 de junho de 2023 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
- Ensino Secundário: 19 e 20 de junho de 2023 | 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
Mais informamos que as mesmas listas se encontram disponíveis, para consulta presencial, junto dos portões 2 e 4 das nossas instalações.
Alunos Não Admitidos (em lista de espera)
Considerando o número de alunos internos previstos transitarem de ano, os candidatos não admitidos terão de aguardar em Lista de Espera, até estar finalizado o processo de renovação das matrículas e formação das turmas.
CONCURSO | 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2022-2023)
A 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2022-2023) contou com a participação de cerca de 7800 alunos de escolas do território nacional e do estrangeiro, entre as quais a nossa.
Na fase escolar, que decorreu entre outubro de 2022 e maio de 2023, participaram 123 alunos – 35 do 1º ciclo, 32 do 2º, 19 do 3º ciclo e 37 do secundário.
Destes, foram apurados seis para participarem na fase nacional, que constou da realização, no dia 15 de maio, de uma prova escrita de pré-seleção online, antecedida de uma prova de vídeo.
Na sequência da prova escrita, os alunos Gabriella Correia (3º ciclo) e Rodrigo Garrido (secundário) foram selecionados para a prova final de palco, que teve lugar no dia 3 de junho, em Torres Vedras.
O Rodrigo foi um dos 10 finalistas, na categoria do secundário, da prova de vídeo. https://youtu.be/GHOsWSu8G94
A Gabriella Correia foi premiada com o 3º lugar (3º ciclo) na prova de palco. CNL_Gabriella Correia_EPM-CELP 2.mov
A Biblioteca Escolar José Craveirinha agradece aos professores titulares de turma e de Português, aos pais envolvidos, e, em especial, a todos os alunos que participaram nas diferentes fases do concurso.
À Gabriella e ao Rodrigo, as nossas felicitações.
CIÊNCIA | Alunos exibiram soluções sustentáveis com Brinquedos Científicos
A última sexta-feira, 2 de junho, foi dedicada a experiências e demonstrações repletas de interesse científico na EPM-CELP. Criatividade, otimismo e ideias inovadoras, com soluções saudáveis para o ambiente e para o Mundo a partir da reciclagem, orientaram as apresentações de brinquedos científicos de dezenas de alunos, no Auditório Carlos Paredes. Para a edição 2022/2023, Luna Miquidade (8.ºB), António Novo (8.ºB), José Gonçalves (9.ºA) e Hassan Safieddine/Siena Cardeano (7.ºF) foram os grandes vencedores da noite que juntou ciência, reciclagem e ousadia.
Sob o lema “Construir um Brinquedo Científico Reutilizando", este ano letivo, os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos puderam imaginar, criar e partilhar o seu trabalho através da apresentação à comunidade educativa da EPM-CELP.
António Novo inaugurou o palco, dissipando dúvidas do público em relação à expectativa da noite. O seu trabalho, “Kart elétrico”, sugeriu a redução de emissões de ruídos e combustão. Tão complexo, quanto eficaz no seu desempenho, o brinquedo provou o engenho do seu criador e conquistou a admiração do público e do júri constituído por professores da Escola.
No rol das apresentações, os brinquedos demonstraram, cada um à sua maneira, leis da física e da química na perspetiva de melhorar o mundo e o ambiente, reduzir as poluições, impulsionar a tecnologia e gerar dinamismo comercial e social. É o exemplo do “Drone Caseiro” de José Gonçalves, também vencedor desta edição. O brinquedo, construído respeitando todas as leis e teoremas da física, como a gravidade e a Lei da Ação e Reação, foi igualmente uma atração merecedora de aplausos da plateia.
Outro momento marcante foi proporcionado por Luna Miquidade. A aluna demonstrou habilidade e criatividade na construção de um brinquedo inspirado em demonstrações de "fotografias em três dimensões". O brinquedo científico, a que atribuiu o nome de “Mini holograma”, projeta a imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. O trabalho garantiu-lhe um dos lugares na cerimónia da apresentação e divulgação dos vencedores do Prémio Melhor Brinquedo 2022/2023.
Tal ousadia e sucesso foram experimentados igualmente pelos alunos Hassan Safieddine e Siena Cardeano. A dupla projetou um “Pega Água”, brinquedo através do qual ganhou menção no pódio. Na noite “científica”, outros brinquedos comprovaram a criatividade, engenho e esperança dos nossos alunos. “Fábrica de bolhas”, de Thayrah Hamide, “Simulador de Sismos”, de Matilde Amaro, “Robô Espacial”, de Taís Pedro, são outros exemplos de criatividade conseguida.
A iniciativa, dinamizada pelo projeto “Mãos na Ciência” e pelo grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, envolveu, ainda, a habitual exposição, este ano excecionalmente no espaço Mãos na Ciência - CCVnE, onde os alunos visitantes experimentaram os brinquedos e ouviram a explicação dos professores. O projeto pretende aproximar os conteúdos abrangidos pelo programa da disciplina e, sempre que possível, promover o trabalho em equipa, visto poder envolver, sempre que necessário, a ajuda dos professores, encarregados de educação ou especialistas. O projeto promove, ainda, a interdisciplinaridade e o tempo de qualidade em família.