VISITA DE ESTUDO | Alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo visitaram o Museu de História Natural
Esta foi mais uma sessão formativa, repleta de referências práticas que sustentam os conteúdos estudados em contexto de sala de aula, visando estimular e aprofundar conhecimentos sobre o perfil de um profissional ligado ao setor do turismo.
DESTAQUE | Carnaval: uma animada e colorida festa na EPM-CELP
Adiado por duas vezes, devido às condições climáticas, hoje, o Carnaval da EPM-CELP foi uma realidade. Entre um calor intenso e uns sopros de amenidade, que se fazem sentir em Maputo, pequenos e graúdos entraram na folia carnavalesca e agitaram o ambiente. Alguns como heróis, princesas, com confetis, purpurinas, máscaras, pinturas faciais e outros como animais selvagens. A festa, dinamizada pelos alunos finalistas do 12.° ano, tinha o objetivo de angariar fundos para ajudarem a Casa do Gaiato e custear as despesas da sua festa de finalistas.Em quase toda a Escola aconteceu a magia: ora como espaço de desporto, remando ou nadando na piscina insuflável, ou derrubando pinos no boliche; feira gastronómica, com pratos moçambicanos e portugueses, e de artesanato com pulseiras diversas; tranças, pinturas faciais e decorativas, na Floresta Encantada; no “pavor” na Casa do Terror; exibição de talentos no Karaoke; e muita diversão em qualquer ponto.
De acordo com Larissa Gil, vice-presidente da comissão organizadora, embora a adesão tenha sido fraca – em termos de receita, comparativamente com o ano passado –, cumpriu-se alguns objetivos da festa: manter a tradição e reaproximar as pessoas através da diversão. E as imagens falam por sim!
TRADIÇÃO | "La Chandeleur" apetrecha Carro Biblioteca
Nos passados dias 9 e 10 de fevereiro, as Turmas A, B e C, do 8.º Ano, da EPM – CELP, comemoraram o Dia de La Chandeleur, vendendo, na escola, crepes confecionados pelos próprios alunos.
A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Francês, pois trata-se de uma festa comemorada, anualmente, em França, no dia 2 de fevereiro: a festa dos crepes da França.
Como vem acontecendo há alguns anos, os alunos e os professores ofereceram a verba angariada com a venda dos crepes ao Projeto Mabuko Ya Hina. Este Projeto de Cooperação da EPM – CELP visa a criação de Bibliotecas Escolares e a atribuição de Maletas de Leitura a escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
Para agradecer e receber, oficialmente, o presente dos alunos do 8.º Ano, o Projeto Mabuko Ya Hina organizou um encontro que se realizou ontem, 23 de fevereiro, no átrio Principal da EPM – CELP.
Neste encontro, a Coordenadora do Projeto, Ana Albasini, apresentou um Carro Biblioteca, oferecido pela nossa escola à Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras, e explicou aos alunos do 8.º Ano que a verba por eles angariada será aplicada na compra de livros para o apetrechamento do referido Carro.
A Professora Faira Semá, representando os Professores que dinamizaram a atividade, Patrícia Alves e Mahomed Langa, falou sobre o significado do Dia de La Chandeleur e agradeceu aos alunos pelo seu empenho na comemoração desta data.
Em representação das turmas, falou o aluno Guilherme Ferreira, do 8.º B, dizendo ser gratificante, para os alunos da EPM-CELP, cooperar com as escolas moçambicanas.
A Presidente da CAP, Luísa Antunes, encerrou o encontro, elogiando a atividade realizada e felicitando os alunos, pela sua atitude cívica e solidária.
Rádio e TV EPM | Apresentação da 17.ª edição do programa Xirico
A 17.ª edição da rubrica Xirico é dedicada ao Dia Internacional da Língua Materna que se celebrou a 21 de fevereiro. E destacamos a Língua Portuguesa, a 5.ª mais falada no Mundo e a 3.ª no Ocidente. Para além de Portugal, países como Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil têm o português como Língua Oficial, num total de cerca de 260 milhões de falantes.
Na segunda parte do nosso Xirico, temos o já habitual momento UPA.
MÉRITO | EPM-CELP certificada como Escola Azul
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) recebeu, recentemente, aprovação para fazer parte da comunidade escolar Escola Azul. A designação agora atribuída à EPM-CELP implica o envolvimento ativo na compreensão da influência do Oceano na Humanidade e da nossa influência no Oceano. Esta aprovação, a primeira em 2023, reforça o compromisso da Casa Amarela para com as medidas de prevenção, mitigação e remediação dos impactos da falta de sustentabilidade lecionados nas aulas de Educação para a Cidadania.De acordo com a organização, a Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceans. O programa distingue e orienta as escolas que trabalham temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo na Literacia do Oceano.
Assim, como membro Escola Azul, a EPM-CELP tem a missão de começar o seu desafio azul, nomear os seus dois embaixadores, um rapaz e uma rapariga, e comunicar os seus nomes aos organizadores. Para além de outras obrigações protocolares, tem ainda a obrigação de celebrar um dos dias comemorativos do Oceano, bem como participar em reuniões anuais do programa.
DESTAQUE | Abertas inscrições para provas do Diploma de Espanhol
O Instituto Cervantes iniciou o período de inscrição, até 15 de março, para as provas do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) que decorrerão nos dias 12 e 13 de maio próximo. Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira têm sete níveis: DELE A1, A2, B1, B2, C1 e C2, bem como DELE Escolar A2/B1 – o mais adequado para os alunos adolescentes.
Para as inscrições, são necessários os seguintes documentos:
- Uma fotocópia do Bilhete de Identificação, Passaporte ou outro oficial com fotografia do candidato.
- O valor em numerário referente ao nível escolhido.
- Preenchimento do formulário de inscrição DELE 2023 disponível em: http://dele.cervantes.es/.
Pode-se igualmente contactar o professor de Espanhol, através do seguinte email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
AVISO | CCTV – Política de Utilização
Informa-se a Comunidade Educativa, bem como demais colaboradores, fornecedores e utentes, que, a partir de hoje, 20 de fevereiro de 2023, a Escola Portuguesa de Moçambique tem completamente operacional um Sistema de Vídeo Vigilância em Circuito Fechado (CCTV) cuja política de utilização pode ser consultada em www.epmcelp.edu.mz no separador “Escola >> Projeto Pedagógico” ou através da ligação direta CCTV – POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO.
AVISO | Suspensão das atividades letivas
PALESTRA | Adultos desvendaram segredos para melhorar a cidadania digital dos filhos
A preocupação com os crimes digitais e os mecanismos de rastreamento através da partilha de mensagens de teor ou intenção criminosa, juntou, na noite de ontem, no Auditório Carlos Paredes da EPM-CELP, dezenas de encarregados de educação para descortinarem procedimentos de responsabilização deste tipo de infração que, atualmente, vem atingindo pessoas incautas devido ao hábito de encaminhamentos sem critério. Proferida pelo ex-aluno, advogado e encarregado de educação, Rodrigo Rocha, e o Common Sense Educator, Marco Frazão, a palestra “Conversas de adultos Cidadania Digital 2023” procurou igualmente dotar os presentes de ferramentas legais e de cidadania que visam proteger a si próprios e aos seus dependentes.Para Rodrigo Rocha, os corredores de seguimento tem vitimado muita gente inocente que, sem a devida noção e reflexão, filma e/ou partilha imagens e mensagens que colocam em causa a dignidade da pessoa humana. “Temos de ter muito cuidado com as assinaturas digitais. A investigação para crimes digitais é de dez anos. Imaginemos, agora, os nossos filhos com 16/17 anos a serem inquiridos sobre um crime daqui a dez anos”, refletiu o advogado para quem “As assinaturas vão sempre seguir a mensagem. Se nós tivermos um telefone que só usamos para cometer um crime, por exemplo uma `bombinha´, a tecnologia permite saber que telemóveis estiveram próximo dessa `bombinha´. É a partir daí que se segue o rasto”.
E esta reflexão não se esgota somente num simples ato de consciencialização dos mais jovens. O palestrante afirmou que é dever dos pais, também, verificar os conteúdos recebidos ou contidos nos telemóveis dos seus filhos. E argumenta: “Isto é de Lei. Não é um capricho dos pais verem os telemóveis dos seus filhos. É uma obrigação”.
Quem corrobora com esta visão é Marco Frazão, que partilhou a sua experiência a partir de Portugal através da plataforma Zoom. “Nós não devemos ser pais que não sabem de nada sobre os filhos. É nossa obrigação ver o que se passa no telemóvel do nosso filho. Às vezes dá prazer, porque eles têm vídeos espetaculares, mas às vezes dá vergonha. Mas é preciso estarmos sempre lá”, disse, acrescentando que “A cidadania digital tem como objetivo reforçar as competências dos alunos no sentido de usarem cada vez melhor o mundo digital.”
Aos pais e encarregados de educação, o professor, com experiência de seis anos na educação para a cidadania digital, falou igualmente do tempo que os filhos gastam em frente ao ecrã, sobretudo os que preferem trancar-se nos quartos durante horas. “O ecrã é um privilégio, não é um direito da criança. Não está escrito em lugar nenhum que é imperioso dar um telemóvel a uma criança, adolescente ou jovem. A criança tem de merecer, tal como damos outras coisas por merecimento”, explicou.
Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, admitiu a incapacidade da Escola lidar com esta situação sozinha. Por isso, apelou a contribuição dos pais e encarregados de educação na vigilância e na sensibilização dos seus filhos. A palestra “Conversas de adultos Cidadania Digital 2023” foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e transmitida em direto na página oficial da EPM-CELP pelo CRE com progressos significativos em relação a transmissões anteriores.
Se ainda não assistiu, não perca este debate!